13.4.13

ANTÔNIO JOAQUIM FERREIRA, COMERCIANTE NA AVENIDA JACINTO SÁ.








O município de Ourinhos, nos anos 1930,  tinha uma ampla zona rural constituída por fazendas e sítios. Essa condição deu margem a um próspero comércio de secos e molhados que atendia a população dessa zona rural e a de municípios adjacentes. 
Até meados dos anos 1960, muitos desses estabelecimentos ainda existiam.

Foi o caso da "Casa Ferreira", situada na confluência da Avenida Jacinto Sá com Duque de Caxias.

Seu proprietário era o português Antônio Joaquim Ferreira. A casa da família tinha entrada pela Duque de Caxias e  uma bela varanda. Creio que tenha sido construída no início dos anos 1930.
O senhor Antônio e sua esposa dona Maria Piedade Ferreira  tiveram os filhos: Conceição Ferreira Rodrigues, Lourdes Ferreira de Moraes, Leonor Ferreira Sândano, Anair Ferreira Bassi, Nilda Ferreira Silveira, Mário Ferreira e Neide Ferreira de Freitas.
A primeira foto, feita por Frederico Hahn, mostra como era o interior desses estabelecimentos.
O srº Ferreira está no centro da foto, tendo ao lado a esposa. À direita está a filha Lourdes.O rapaz que está à esquerda era um irmão de dona Conceição, apelidado de "João Macarrão", que foi casado com Mariquinha Matachana. 
A segunda foto é uma edição que fiz de uma cerimônia religiosa em frente a Igreja Matriz. Nela destaquei o srº Antonio Joaquim Ferreira que tem uma filha ao seu lado. (Foto por Frederico Hahn)

4 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de fazer uma correção no texto. A esposa de Antonio Joaquim Ferreira era Maria Piedade Ferreira, e não Conceiçao, que era a filha mais velha. Leonor nao era a filha mais velha..rs
Conceiçao casou-se com Carlos Rodrigues, que foi dono do Hotel Comercial.
Obrigada
Raquel

Anônimo disse...

Obrigada pela correçao parcial, embora no corpo do texto ainda conste Conceiçao como esposa de Antonio J. Ferreira e irmã de João Ferreira, qdo na verdade era sobrinha. João Ferreira era irmão de Maria Piedade Ferreira. Obrigada!
Adoro passear por aqui...parabéns pelo trabalho. Por acaso teria foto da casa q mencionou no texto, com a varanda? Eu adoraria rever...
Raquel

Unknown disse...

Olá,
Ainda consta no texto que Conceição era esposa de Antonio Joaquim Ferreira e irmã de João Ferreira (Joao era irmao de Maria Piedade.)
Será que vc teria foto da casa com a varanda?
Obrigada
Raquel

José Carlos Neves Lopes disse...

Gostaria muito de uma foto da casa com a varanda, mas não a tenho. Varanda daquele tipo somente havia 3 em Ourinhos, e não conheço nenhuma foto delas.
Obrigado pelas correções.