A VOZ DO POVO (1937)

 A construção do Grupo Escolar, que recebeu o nome de Jacinto Ferreira de Sá, um belo prédio que hoje tem nele instalada a Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos, foi uma das grandes obras da gestão do prefeito Camargo. 
Meu avô e ele foram vizinhos na Rua 9 de Julho.
Ele é visto nas duas fotos abaixo. Na primeira (à esquerda), ao lado do irmão Joaquim Lino de Camargo, sentados na varada de sua residência.


Outra foto do prefeito Camargo.
 Esta foto da Praça é do início dos anos 1950, ainda mantendo os contornos que lhe fora dado na administração Camargo. 



João Simão Yared (João Chic) era amigo de meu pai, tendo sido seu padrinho no civil. Dono de  uma loja de tecidos na rua Paraná, esquina com Cardoso Ribeiro. Um dos amantes do carteado da Ourinhos  dos anos 1940 e 1950. 
Conheci Dona Angelina Zanotto, uma senhora muito bonita, meiga. Era da Irmandade do Sagrado Coração de Jesus, como minha avó.
 Minha mãe, Amélia, achava-se nesse grupo de alunos do Ginásio Ruy Barbosa. Constantino Molina, o proprietário era um intelectual espanhol radicado em Ourinhos. Essa escola ficava na Avenida Altino Arantes.

Vasco Fernandes era cunhado do Miguel Cury,. Foi  proprietário da Casa Vasco, a mais elegante dos anos 1930 (roupas, sapatos, chapéus).O prédio ainda existe na esquina da Paraná com 9 de Julho, em frente as Casas Pernambucanas. Era compadre de meu avô, tendo batizado minha tia Lourdes, em 1932. Um dos melhores jogadores do Clube Atlético Ourinhense, A família mudou-se para São Paulo, nos anos 1940.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.