A ARTE DA FOTO EM ESTÚDIO EM OURINHOS: FREDERICO HAHN, JOSÉ MACHADO DIAS E SHUKI SAKAI

A foto em estúdio é tão velha quanto a fotografia. Intensamente utilizada no século XIX, adentrou o século XX, vindo  praticamente a desaparecer no último quartel do século passado.
Casamento,  primeira comunhão, grupos de amigos (as), grupos familiares e outros eram objeto de ida ao fotógrafo para registrar momentos importantes da vida de cada um.
Conheci  três grandes fotográfos de estúdio em Ourinhos: Frederico Hahn, José Dias Machado e Shuki Sakai . Os três faziam, maravilhosamente, fotos em estúdio nas quais a pessoa posava. A foto era então revelada e retocada, ocasião em que  a arte do retoque entrava em ação.
Meu pai foi amigo dos três, por esse motivo  conheci de perto os três estúdios. O Foto Vitória, do Frederico, ficava na 9 de Julho, o  Foto Machado  na Praça Melo Peixoto e o Foto Sakai em frente ao Cine Ourinhos.
Seguem aqui alguns exemplos familiares da arte desses três fotógrafos:



 Casamento de Amélia das Neves e Francisco de Almeida Lopes, em 8/7/1943. Autoria Frederico Hahn, o original contém uma dedicatória de Frederico. O vestido de noiva foi confeccionado por d. Maria Petronilha , tia do Alberico Albano. 
 Meu tio Carlos Eduardo Devienne, os filhos do primeiro casamento, sua mãe, Anselma Godoy de Lima, a segunda esposa, Avelina de Almeida. Foto Frederico Hahn


Amélia das  Neves Lopes, em 1948 Foto Frederico Hahn

José Carlos Neves Lopes - Fotos por Frederico Hahn



Fotos por José Machado Dias  




Foto por Shuki Sakai


Comentários

Cristina Souza comentou:
J Carlos

As fotos de estúdio são ótimas, mas fico imaginado o trabalho conseguir as cças paradas em cima da mesa. E vc, mais uma vez afirmo, que cça linda, sorridente e simpática.
Bj
Cristina
Doce Candinha disse…
J.Carlos

Em uma conversa, Angelina Rossignolli nos contou que antes de trabalhar no escritório da ferrovia, trabalhou no Foto Sakai por alguns anos.

P.S.Linda a foto de Amélia Neves Lopes.
abço
Fernanda
Neide Gaspar disse…
Prof. José Carlos

Obrigada por compartilhar conosco essas imagens e recordações. Conheci a cidade de Ourinhos na infância, quando era passagem obrigatória na longa viagem de carro a Assis. Meus tios de Assis têm parentes lá e uma de minhas primas mais jovens viaja de Assis para Ourinhos três vezes por semana para lecionar na Faculdade de Direito. Ver suas fotos torna o vínculo que tenho com a cidade, ainda que indireto, mais rico.
Laura Bandoni de Oliveira disse…
José Carlos

Bacana a idéia de explorar as fotos em estúdio de antigamente. É algo que ficou apenas na lembrança de quem teve essa experiência...

A foto do cavalinho é uma graça!

Laura
Unknown disse…
Zé, obrigada pela oportunidade de poder apreciar esta expressão artística que faz parte da nossa história. As fotos estão muito bonitas e bem elaboradas. Não sou especialista, mas como leiga percebo o cuidado e a qualidade do trabalho que são identificados nos detalhes da decoração, nas expressões das pessoas e na nitidez da foto.
José Carlos,

Muito lindas as fotos. Lembraram-me minha infância em Adradina.
Velhos e bons tempos!! As fotos perpetuam as lembranças de quem queremos bem e é muito gratificante poder “voltar” e rever essas pessoas naqueles momentos de um feliz convívio familiar. Obrigada por compartilhar conosco esses momentos.
Abraços,

Claricia
Nossa!! Que lindas fotos! Sua mãe sempre foi linda! Suas fotos uma belezinha!
Pra mim, imbatível é aquela do terninho...
Beijão
mertila
Prof. José Carlos,
Poxa ... que legal hein ...
Belo trabalho de recordação histórica.
Abs,
Ari
Parabéns pela lembranças, que dia feliz.....
Obrigada
Jandyra
Parabéns pela lembranças, que dia feliz.....
Obrigada
Jandyra
Unknown disse…
Viver as lembranças de nossa infância alimenta nossa alma...é sinal que esses momentos foram memoráveis... D. Amélia era uma Linda Mulher!... Obrigada por compartilhar conosco momentos tão seus...
Bjs
Huguette
Anônimo disse…
Zé...lindas lindas as fotos...e você, fotogênico desde pequeno...sempre com um sorriso simpático...
Obrigada amigo
Beijos

Jaqueline

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.