A ARTE DA FOTO EM ESTÚDIO EM OURINHOS: FREDERICO HAHN, JOSÉ MACHADO DIAS E SHUKI SAKAI
A foto em estúdio é tão velha quanto a fotografia. Intensamente utilizada no século XIX, adentrou o século XX, vindo praticamente a desaparecer no último quartel do século passado.
Casamento, primeira comunhão, grupos de amigos (as), grupos familiares e outros eram objeto de ida ao fotógrafo para registrar momentos importantes da vida de cada um.
Conheci três grandes fotográfos de estúdio em Ourinhos: Frederico Hahn, José Dias Machado e Shuki Sakai . Os três faziam, maravilhosamente, fotos em estúdio nas quais a pessoa posava. A foto era então revelada e retocada, ocasião em que a arte do retoque entrava em ação.
Meu pai foi amigo dos três, por esse motivo conheci de perto os três estúdios. O Foto Vitória, do Frederico, ficava na 9 de Julho, o Foto Machado na Praça Melo Peixoto e o Foto Sakai em frente ao Cine Ourinhos.
Seguem aqui alguns exemplos familiares da arte desses três fotógrafos:
Casamento de Amélia das Neves e Francisco de Almeida Lopes, em 8/7/1943. Autoria Frederico Hahn, o original contém uma dedicatória de Frederico. O vestido de noiva foi confeccionado por d. Maria Petronilha , tia do Alberico Albano.
![]() |
Amélia das Neves Lopes, em 1948 Foto Frederico Hahn |
Fotos por José Machado Dias
Foto por Shuki Sakai
Comentários
J Carlos
As fotos de estúdio são ótimas, mas fico imaginado o trabalho conseguir as cças paradas em cima da mesa. E vc, mais uma vez afirmo, que cça linda, sorridente e simpática.
Bj
Cristina
Em uma conversa, Angelina Rossignolli nos contou que antes de trabalhar no escritório da ferrovia, trabalhou no Foto Sakai por alguns anos.
P.S.Linda a foto de Amélia Neves Lopes.
abço
Fernanda
Obrigada por compartilhar conosco essas imagens e recordações. Conheci a cidade de Ourinhos na infância, quando era passagem obrigatória na longa viagem de carro a Assis. Meus tios de Assis têm parentes lá e uma de minhas primas mais jovens viaja de Assis para Ourinhos três vezes por semana para lecionar na Faculdade de Direito. Ver suas fotos torna o vínculo que tenho com a cidade, ainda que indireto, mais rico.
Bacana a idéia de explorar as fotos em estúdio de antigamente. É algo que ficou apenas na lembrança de quem teve essa experiência...
A foto do cavalinho é uma graça!
Laura
Muito lindas as fotos. Lembraram-me minha infância em Adradina.
Velhos e bons tempos!! As fotos perpetuam as lembranças de quem queremos bem e é muito gratificante poder “voltar” e rever essas pessoas naqueles momentos de um feliz convívio familiar. Obrigada por compartilhar conosco esses momentos.
Abraços,
Claricia
Pra mim, imbatível é aquela do terninho...
Beijão
mertila
Poxa ... que legal hein ...
Belo trabalho de recordação histórica.
Abs,
Ari
Obrigada
Jandyra
Obrigada
Jandyra
Bjs
Huguette
Obrigada amigo
Beijos
Jaqueline