A IGREJA MATRIZ DO SENHOR BOM JESUS VISTA DO ALTO


Dentre as fotos aéreas de Ourinhos feitas pela empresa  Foto Postal Colombo,  no início dos anos 1960, esta é mais bonita. A empresa tirava  essas fotos a partir de um aeroplano voando em  pouca  velocidade e baixa altitude, daí a qualidade que apresentavam.
A então Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus passava por um processo de acabamento externo, já ostentando as suas belas torres.
A Praça Prefeito Benedito Camargo, ainda um descampado mostrava-se rodeada por flamboyants . No seu lado direito pode-se ver o espaço que fora ocupado até então pelo barracão que servira de cinema. Ali a Congregação Mariana fazia suas reuniões e realizava sessões de cinema aos sábados, as quais muito frequentei quando criança. 
Ao fundo, vê-se uma parte da antiga fazenda de Horácio Soares já com o cafezal erradicado e prestes a ser loteada.
À esquerda, pode ser vista uma parte da área verde que rodeava a casa de Horácio Soares, então ocupada por seu filho Bertico e a esposa Nancy Nicolosi.
Também se vê, à esquerda, uma parte da Serraria dos Irmãos Mori, em pleno coração da cidade.
Um garoto é visto em sua bicicleta em frente a Igreja, talvez seja eu,  que costumava fazer voltas em torno da igreja diariamente. 
Outro detalhe da foto, à direita, é o enorme cruzeiro que fora levantado ali por padres missionários  nos anos 1950,  e que resistiu bravamente à ação do tempo até os anos 1980, creio.
O entorno da Matriz era utilizado por nós crianças, nos anos 1950, para diversos jogos e brincadeiras.
Foto Postal Colombo
    

Comentários

Unknown disse…
nossa, incrivel esta foto! a melhor que ja vi ate hoje.. estou a procurar fotos sobre o predio de esquina em frente a igreja matriz para a faculdade de arquitetura, e esta foto pode me ajudar! se tiver mais fotos ou algo sobre o predio em frente, por favor, entre en contato comigo!

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.