O CANDIDATO JUAREZ TÁVORA E A MULTIDÃO


Juarez do Nascimento Fernandes Távora, nascido em Jaguaribemirim, atual Jaguaribe (CE), em 1898, morreu no Rio de Janeiro em 1975.
Tendo cursado a Escola Militar do Realengo (RJ), participou do levante militar de 1922. Preso na ocasião,  desertou e juntou-se ao grupo que preparava um levante em São Paulo (1924). Com  a retirada dos sublevados para o interior, integrou-se  à famosa Coluna Prestes.
Exilado na Argentina, juntou-se aos conspiradores que preparavam um movimento militar para depor o presidente Washington Luís e impedir a posse do presidente eleito, Julio Prestes. No início de 1930, foi para o Nordeste a fim de organizar o movimento nos estados daquela região do país.
Após a Revolução de 1930, exerceu diversos cargos no governo provisório que então se instalou. Em 1936, retomou sua carreira militar.
Em 1945, ingressou na recém criada União Democrática Nacional – UDN.
Em 1954 foi escolhido como candidato da UDN à presidência da República. Nessa condição é que esteve na cidade  em 1955.
Afinal, o então prefeito de Ourinhos  Domingos Camerlingo Caló havia sido eleito por uma coligação PRP-PTB-UDN. A UDN contava na ocasião com três vereadores: Duílio Sândano, Altamiro Pinheiro e Antonio Bertagnoli.
Francisco de Almeida Lopes fotografou o comício em que esteve presente  Juarez Távora. Ao lado do candidato,  à direita,  é visto o deputado Silvestre Ferraz Egreja, representante da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.