A ARTE DE MARIO PINHO FERRAZ




Revendo velhos negativos do acervo de meu pai, encontrei três de fotos que ele havia feito de alguns trabalhos desse renomado artista.
Mário, nascido em 1927, no mês de outubro, em São José do Rio Pardo, passou sua adolescência em Ourinhos, onde começou a namorar minha prima Lourdes, a filha mais velha de Carlos Eduardo Devienne, que foi Chefe de Tráfego da antiga São Paulo-Paraná até a sua encampação pelo governo federal em 1945,  quando então estabeleceu-se com o comércio de materiais para construção.
Mário e Lourdes casaram-se no início dos anos 1950 e logo mudaram-se para São Paulo.
Mário, auto-didata havia começado a pintar ainda jovem e, ao longo dos anos, foi aperfeiçoando a sua arte, especializando-se principalmente em retratos. Conforme artigo publicado em 1993 no Jornal das Artes, " Sua preocupação maior, é passar para a tela a pureza, a delicadeza e a personalidade do retratado. Pois "é isso o que vale num quadro"
Mário recebeu várias premiações no Brasil e no exterior, tendo se destacado entre suas obras os retratos de de Francisco Alves, Abraham Lincoln, John Kennedy, Papa João Paulo II, Jânio Quadro, Juscelino Kubtschek de Oliveira, Marilyn Monroe, Pelé, Carvalho Pinto, João Batista de Figueiredo, José Sarney e tantos outros. Ao todo foram mais de cinco mil telas.
Meu pai,   um modesto pintor auto-didata, (gostava de pintar  paisagens em duratex) admirava muito o trabalho do sobrinho, tendo  fotografado algumas de suas telas  dos anos 1960, entre elas, este magnífico retrato do grande presidente americano Abraham Lincoln.
Mário e Lourdes são os pais do ourinhense, Desembargador Mário Devienne Ferraz.
Mário  já faleceu.




Comentários

OLá Zé Carlos, fiquei muito feliz de ver o post, tenho muitas lembranças do TIO CHICO, da Amélia, ele ia lá em casa e ficava admirando o meu pai pintar, o tio Chico era uma pessoa de muita sensibilidade.

Eu adoro fotografia, faço muitas fotos como Perito Judicial, mas nas horas vagas fotografo por Hob. Veja algumas fotos no http://br.olhares.com/devienneperito

Um grande abraço! Carlos Eduardo Devienne Ferraz

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.