PLÍNIO SALGADO (1895-1975)





Plínio Salgado, intelectual e jornalista, foi fundador da Ação Integralista Brasileira, movimento político nacionalista de direita, com forte penetração em todo o território nacional, nos anos 1930. Foi exilado em 1939, retornando ao Brasil, em 1945, ocasião em que fundou o Partido de Representação Popular.




Esse partido, também nacionalista de direita, não teve a mesma repercussão nacional que a extinta AIB, embora tenha tido uma razoável representação no Congresso Nacional até a sua extinção, pelo AI-2, em 1965.
Plínio Salgado foi candidato à presidência da República, em 1955, ocasião em que esteve em Ourinhos.Nestas fotos ele está em pleno calor do discurso eleitoral, tendo ao seu lado Domingos Camerlingo Caló, prefeito municipal.
Plínio recebeu 714 mil votos (8% do total).

Na segunda foto também são vistos no palanque Jairo Diniz e o profº Luciano Corrêa da Silva.
Fotos por Francisco de Almeida Lopes

Comentários

Mistugui Jr escreveu:

Caro José Carlos,



Como curiosidade,do lado direito do Plinio tem um menino e ao lado deste uma menina de cabelos curtos "de lado". Essa menina é a Simone Galvão Canda Kimura, afilhada do Plinio Salgado e filha do Mistugui Canda e Jandira Galvão Canda. Aliás nesse dia Plinio Salgado hospedou-se na residência do Mistugui Canda.



Abraços,



Mistugui Junior
Chicão Soares, escreve

Tenho algo para falar sobre Plinio Salgado. Chegou a existir ai em Ourinhos, a Juventude Integralista. Fiz parte dela. Próximo do Cartório do Geraldo Abujamra havia umn grande escritório, que era onde o Domingos Camerlingo tinha o seu Quartel General imobiliário. O Mistugui Canda trabalhava com ele. Justamente naquele local é que eram feitas as reuniões e o Mistugui era um dos orientadores. Em um tipo de aulas, nós tínhamos que aprender como modular a voz em um discurso., Para tanto, era-nos dada a ler, cópia de discursos do Plínio ou de outro líder partidário. Era interessante. Se a memória não fura, o Mistugui morava na Rua Expedicionários, numa quadra logo abaixo da farmácia do Miguel Constante Neto. Na frente desta, na esquina, ficava a casa da Mariinha Chiaradia, sobrinha do Silvano e que se casou com o Lino Ferrari.
Jorge Figueira disse…
Bom dia Sr. José Carlos,
Muito interessante saber sobre a passagem de Plínio Salgado, na época candidato à presidência da Republica, em Ourinhos. As Carreatas Populistas promovidas por Salgado mobilizaram centenas de pessoas por onde passavam, a foto acima registra este fato. Caso o senhor tenha outras fotos sobre o tema, por favor, não deixe de postar.
Parabéns
Jorge Figueira

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.