PROF. OSWALDO PASQUALINI E O PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO.

Nessa época, dois irmãos professores ainda jovens, nascidos em Santa Cruz do Rio Pardo, resolveram montar um “preparatório”. Eram eles Oswaldo (português e matemática) e Aparecido (história e geografia). O local escolhido foi um cômodo existente nos fundos da casa de Oswaldo, àquela época recém casado, nas imediações do IEHS, na rua D. Pedro I.
Fazíamos o 4º ano primário pela manhã e, à tarde, íamos para o preparatório. Os professores eram, como de hábito, muito rigorosos e exigentes: puxões de orelha, “reguadas” eram comuns. O mais severo era seu Oswaldo. Num quartinho mais ao fundo ficavam para reforço, após as aulas, aqueles que não haviam conseguido cumprir com êxito a lição do dia. O resultado disso tudo era positivo, pois ingressamos no ginásio enfrentando a “fera de matemática”, a profª Maria Teresa e os temíveis “carroções”.
Meu contato com o professor Oswaldo prolongou-se até a quarta série por força de minha resistência à matemática. As notas baixas nas duas primeiras provas levaram meus pais a entregar-me aos cuidados dele para aulas particulares, nas segunda e quarta séries.
O prof. Oswaldo faleceu no dia 20/1/2008, aos 78 anos de idade. Era casado com Helen, da família Mano, e deixa uma filha Rosy.
Aos dois irmãos Oswaldo e Aparecido Pasquilini, minha homenagem e gratidão pelo saber que nos transmitiram.
Comentários
Grande abraço
Edson Luís Camargo
Barra Bonita-SP
Tio Oswaldo realmente sempre teve uma fama de pro. durão daquele que vc só tem uma escolha: ou aprende ou aprende.
Ele faleceu no inicio desse ano.
Minha tia Helen e minha prima Rosy ainda moram em Ourinhos.
Minha prima é dentista em Ourinhos.
Obrigada por lembrar dele com tanto carinho.
Um abraço.