O BANCO COMMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO


Foi fundado por José Maria Whitaker (1878-1970), advogado, banqueiro. Ele exerceu a presidência do Banco do Brasil no governo de Epitácio Pessoa e foi Ministro da Fazenda do Governo Provisório (1930). Retornou ao ministério da Fazenda por um período de sete meses, durante a gestão do presidente Café Filho (1955)
Foi um dos mais fortes bancos privados paulistas, no período de 1920 a 1950. Ele se fundiu a outras instituições financeiras sob a denominação de Banco União Comercial, o qual veio a ser incorporado pelo Banco Itaú S/A, em 1974.
Sua sede em Ourinhos, onde hoje se encontra a empresa Casas Pernambucanas, era a mais bela construção da cidade, tendo como anexo a residência do gerente, como pode ser visto na foto.

Essa foto, de Frederico Hahn foi um dos cartões postais que ele fez da cidade.
A pintura do prédio era em verde num tom oliva.

Comentários

Lucia disse…
Boa noite, fui cliente do banco Comercial do Estado de São Paulo em meados de 1970,
Como estou vendo uma diferença de fundo de garantia , gostaria de saber que banco é agora.Se vcs puderem me ajudar , estou muito grata.
Lucia Frini
Bauru
Anônimo disse…
Lúcia boa tarde, depois de vastas buscas em varias fontes constatei que foi comprado pelo ITAU,
Tenho um caso igual ao seu, como será que podemos reaver o dinheiro da diferença se puder ajudar agradeço.
Anônimo disse…
Bom dia! alguem pode me fornecer o n. do cnpj do banco comercial.

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.