O CINQUENTENÁRIO DA TURMA DE 1966 DA ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE OURINHOS

A ideia da criação de um curso Técnico de Contabilidade nasceu no bojo do  Instituto Educacional de Ourinhos, em finais do anos 1940. Com a dissolução da sociedade mantenedora do Instituto, o professor Jorge Herkrath, do quadro de professores dessa escola  venceu, em 1954, a concorrência da prefeitura para instalar o curso técnico de contabilidade.  Nascia assim a  Escola Técnica de Comércio, na Rua 9 de Julho, 76.


 O professor Jorge comprara a casa que fora do prefeito Benedito Martins de Camargo: residência ampla, um grande espaço para jardim na frente e quintal enorme ao fundo. No espaço ocupado pelo jardim, construiu um prédio com um andar para abrigar a ETCO. Eu fui testemunha desse nascimento, pois morava na casa de meu avô, ao lado, no número 102.
Toda a tramitação que deu origem a esse curso está narrada no artigo que o  jornalista José Carlos Marão escreveu em 1957, podendo ser lido na página deste blog https://ourinhos.blogspot.com.br/2012/05/relembrando-escola-tecnica-de-comercio.html .
Nos anos 1960, com a ampliação do número de alunos, foi construído  outro prédio de um andar nos fundos. Ali fiz três anos de curso técnico.
Um ano após  minha  formatura,  em 1965, outra turma chegava aos seu final, a de  1966. Esses formandos foram, portanto, meus contemporâneos durante dois anos.
Meu amigo  Luiz Tanaka, integrante dessa turma, guardou fotos e convite da formatura que agora integram as  "Memórias Ourinhenses".


20-12-1966



OS FORMANDOS  






À esquerda, o mais alto é Renato Mori, à direita, mesma fileira, Roberto Abrahão Abujamra, já falecido.
 Na segunda fileira,direita para a esquerda,  o sétimo é Ivo Breve 
No centro das 5 jovens, Maria Adelaide de Barros 



O terceiro, na última fileira  é Walter Gaudêncio Brandimarte; Na fileira anterior, Luiz Tanaka é o terceiro, o quinto é Nelson Alexandre Fenley.




Estes 4 mosqueteiros cursaram 8 anos de escola juntos:
Luiz Tanaka, Edson de Oliveira, Nelson Alexandre Fenley, Kazuo Nagashima.

PARABÉNS COMPANHEIROS DE ESTUDOS PELO SEU CINQUENTENÁRIO

Comentários

Marão disse…
Bom material, José Carlos. E obrigado pela citação.

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.