MITHUO MINAMI, PREFEITO DE OURINHOS (1937-2015)




Foto Minoru, por mim editada.

Em 1968, o ourinhense Lauro Migliari, foi eleito prefeito.  Lauro já tinha experiência parlamentar, tendo sido vereador na quarta legislatura (1960-1963) e  presidente da Câmara Municipal (1960-1961. Seu vice era o engenheiro Mithuo Minami.
Em 13 de dezembro do mesmo ano, sobreveio o Ato Institucional nº 5, dando início ao período mais duro dos governos militares,  após a derrubada do presidente João Goulart em 1964.
Em 1º de julho de 1969,  com base no Ato Institucional nº 5, o jovem prefeito recém eleito foi cassado. Fato que traumatizou a cidade e, cujas causas até hoje não foram suficientemente esclarecidas. Há um artigo publicado pelo jornal "Debate", de Santa Cruz do Rio Pardo,  que procura lançar alguma luz sobre o ocorrido:
Com a cassação de Lauro Migliari, Mithuo Minami assumiu a prefeitura. Ele já havia sido vereador na quinta legislatura (1964-1968)
De 1977 a 1983, Mithuo foi também o vice do prefeito Aldo Matachana Thomé.
 Mithuo Minami, engenheiro civil, faleceu no dia 26 de outubro passado, aos 78 anos. Foi sepultado na cidade de Arujá. Ele foi casado com Alice Siduko Koga, irmã do comerciante Kenichi Koga.
O casal teve três filhas, todas engenheiras.
Profissional competente, além de ter realizado uma boa administração como prefeito da cidade, foi por muitos anos presidente da Companhia Estadual de Construções Escolares do Estado de São Paulo - CONESP, na gestão do governador Paulo Salim Maluf.
Nos últimos anos, Mithuo atuou na vida privada, tendo deixado Ourinhos após ter sido vice de Aldo Matachana Thomé.
Nesta foto de autoria desconhecida,  publicada anteriormente no  blog de Wilson Monteiro, temos um instantâneo de uma cerimônia religiosa na Igreja Matriz de Ourinhos na qual Mithuo Minami faz uma leitura. Ele tem ao seu lado o saudoso Thomas Lopes, tenor e mestre de obras da edificação da igreja matriz, o ex-prefeito Rubens Bortolocci da Silva e o congregado mariano Humbeto Rosa. Foto de autoria desconhecida.


Nesta outra foto, vemos Mithuo ao lado governador Paulo Egydio Martins e do deputado federal Silvestre Ferraz Egreja. Foto por Francisco de Almeida Lopes


Logo abaixo inseri dois comentários sobre o episódio da cassação do prefeito Lauro.


Comentários

Pela leitura do edições do jornal "O Progresso de Ourinhos", do mês de julho de 1969, verifiquei que parte da Câmara Municipal se opôs a que o vice-prefeito Mithuo Minami assumisse a prefeitura, defendendo a posse do Presidente da Câmara.
Em 17-7-1969, uma nota do mesmo jornal assim se manifesta sobre a questão:

"Parece-nos que a situação politica local
acalmou-se com a decisão do Juiz que
decidiu a permanência do Vice-Prefeito no
cargo Afinal o que se precisa é trabalhar,
pois a administração publica de uma cidade
como Ourinhos não pode ficar «acéfala». Que
se cuidem os políticos, pois eleição virá, e
o povo saberá fazer o julgamento."
No acervo jornalístico de Tertuliana não há qualquer edição do jornal "Diário da Sorocabana", referente ao ano de 1969, portanto, somente resta para uma eventual consulta sobre a cassação do prefeito Lauro Migliari, eleito democraticamente pelo voto direto de eleitores de Ourinhos, o jornal "olha de Ourinhos", que não faz parte do acervo Tertuliana.

Esqueci-me de que já havia na época o Jornal da
Divisa", também não digitalizado no acervo "Tertuliana"

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.