A RUA 9 DE JULHO ENTRE A ARLINDO LUZ E A PARANÁ
Este trecho da Rua 9 de Julho, antiga Minas Gerais, tornou-se local de passagem obrigatória dos desfiles de 7 de setembro, a partir da metade dos anos 1940.
Ali havia dois estabelecimentos bancários, um deles a Caixa Econômica Federal (do lado esquerdo da foto), o prédio de três andares de Frederico Hahn, fotógrafo alemão estabelecido na cidade desde o início dos anos 1930 ( lado direito quase na esquina com Arlindo Luz. Lá ele tinha o seu estúdio fotográfico (Foto Vitória) e a sua residência.
Do lado direito da foto, vemos a residência do industrial Ítalo Ferrari, recém-construída no novo estilo da lavra de Henrique Tocalino, de final dos anos 1940. Em seguida, havia um terreno vazio, provavelmente de propriedade de Arquipo Matachana, onde o filho Alberto construiu a "Casa Alberto", especializado em roupas e calçados.
Não foi possível identificar a escola que desfilava naquele instante.

Do mesmo local, o andar superior do prédio da esquina com rua Paraná, é esta foto que contém uma data: 7-9-1950. Nela se veem novamente o sobrado de Frederico e a residência dos Ferrari. No local da Caixa Econômica Federal, está hasteado o pavilhão nacional. No terreno baldio, em cujos muros vemos propaganda política do candidato da UDN para presidente da república, o Brigadeiro Eduardo Gomes, estava instalado um parque de diversões.
Comentários
Alfredo de Almeida Bessa Junior.