A ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE OURINHOS EM 1947

Foi a primeira eleição para prefeito após a queda do Estado Novo (1937-1945), já sob a égide da Constituição de 1946. 
Nela se destacaram  dois dos maiores   partidos nacionais recém fundados: a União Democrática Nacional e o Partido Social Democrático.  A UDN, em aliança  com o Partido Social Progressista - PSP, lançou o professor Cândido Barbosa Filho; o PSD,em aliança com  o Partido de Representação Popular - PRP, o contador Antônio Luiz Ferreira. Disputavam também: pelo Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, o engenheiro José Esteves Mano Filho e pelo Partido Trabalhista Nacional, Tito Prado.
Venceu a eleição realizada no dia 9 de novembro de 1947, o professor Cândido Barbosa Filho (924 votos); em segundo lugar ficou Antônio Luiz Ferreira com 719 votos, que seria eleito prefeito em 1959. Tito Prado obteve  434 votos e Mano Filho 131.
Os três vereadores mais votados foram Joaquim Lino de Camargo Filho 140 votos,  Domingos Camerlingo Caló 138 e João Bento Vieira da Silva, 137 .
Compuseram a Câmara de Vereadores:  (PSP-UDN) Joaquim Lino de Camargo Filho, João Bento Vieira da Silva, Altamiro Pinheiro, Horácio Soares, Telésforo Tupiná, Moacir de Melo Sá, Benedito Monteiro, Raul Silva,  (PSD-PRP) Domingos Camerlingo Caló, Alberico Albano, Alberto Braz, PTN Francisco Cristoni e João Batista Lopes.    
Pelas páginas do jornal "A Voz do Povo", os candidatos a vereador e a prefeito fizeram publicar a sua propaganda ao  longo dos meses de outubro e novembro, alguns com fotos e ocupando página inteira do jornal.  
Na foto abaixo vemos "Barbosinha" (de terno branco) ao lado do drº João Bento Vieira da Silva



OURINHENSE 
"Votando em  CÂNDIDO BARBOSA FILHO
p a r a  P r e f e i t o M u n i c i p a l
Daremos á nossa cidade um governo construtor e teremos garantido a prosperidade desta terra!
Um dos mais antigos elementos désta cidade, onde reside há mais de 27 anos. Foi Diretor do Grupo Escolar, exercendo atualmente o cargo de Coletor das Rendas Federais desta cidade.
E’ Presidente da Santa Casa local, emprestando a sua colaboração a diversas obras que aqui se realísam, como a construção da Igreja Matriz, um dos maiores templos católicos do interior de São Paulo, o Colégio das Freiras, Seminário, Jardim da Infancia, etc.
HOMEM REALMENTE INDEPENDENTE, AUSTERO E JUSTO, o seu programa é tornar Ourinhos uma cidade modernisada com as nossas possibilidades de grande centro RODO-AERO- FERROVIÁRIO"

Na voto abaixo vemos Antônio Luiz Ferreira (edição de uma foto feita por Francisco de Almeida Lopes


"Muito feliz, em todos os seus aspectos, a escolha do P. S .D . local, pois Antonio Luiz Ferreira é um cidadãode conduta ilibada e dono de um passado inatacavel. Grande é a soma de serviços prestados por ANTONINHO ao nosso município em quase todos os setores de sua atividade.
Honesto, inteligente, empreendedor, dotado de senso de organisação, energico nas ocasiões precisas, ANTONIO LUIZ  FERREIRA constitue a sintese das aspirações do povo e a esperança de melhores dias para o nosso município que, mercê de Deus e do sufragio do eleitorado de Ourinhos, ha-de se transformar num centro de irradiação de progresso e empreendimentos.
Todo o seu esforço, todo o seu trabalho, todas as suas iniciativas e cometimentos têm sido orientados no sentido de beneficiar a coletividade ourinhense, que reconhece em Antonio Luiz Ferreira um cidadão capaz de dirigir os destinos do município."







Comentários

noel disse…
Um registro histórico - observei no rol de vereadores eleitos, o nome de Francisco Christoni.Então me ocorreu a morte desse vereador, no plenário da câmara quando discutia a legalidade da existência de um crucifixo naquele ambiente. Recentemente, a mesma situação deu ensejo a ampla discussão - na imprensa e no congresso. É um assunto ainda não resolvid, mas fixa também o registro da morte daquele edil - vítima de um enfarte fulminante, durante ferrenha discussão e ao ver sua tese derrotada. saudações, Noel

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.