A ÁREA CENTRAL DE OURINHOS NO FINAL DOS ANOS 1940.

Clique sobre a imagem.



Esta é uma foto aérea de Ourinhos muito importante, a ser comparada com outra do final dos anos 1930, já publicada aqui por este jornal.
Na verdade, não se trata da foto na sua integridade. Eu editei-a para dar, na medida do possível,uma melhor visão da área central da cidade.
Nela vemos que a fazenda de Horácio Soares ainda fazia limite com o centro da cidade, na sua parte oeste, beirando a linha férrea em direção ao Paraná.
Uma parte da fazenda já havia sido loteada, a que ia da atual Rua Souza Soutello até o final da Rua Rio de Janeiro e Arlindo Luz.
 Minha mãe quando casou em 1943, foi morar na casa que meu pai adquiriu,  por meio de financiamento da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, na esquina da Rio de Janeiro e Souza Soutello. Contava ela que, em frente a casa, ainda era uma parte da fazenda Múrcia com plantação de café.
Outro detalhe importante é o casario que remontava aos anos 1920-1930 na Rua Paraná.
Os dois quarteirões entre a beira linha férrea e a Rua Arlindo Luz já estavam ocupados com as casas construídas e  financiadas pela SPP.
O edifício do Educandário Santo Antônio estava em sua fase de construção.
Outro destaque é a Serraria dos Irmãos Mori no quarteirão entre a Rua Paraná e a Arlindo Luz.
A nova Igreja Matriz já havia sido levanta, tendo sido iniciada o seu revestimento externo, que somente seria concluído nos anos 1960.
Também se destaca na foto a bela residência de Rafael Fittipaldi,  recém construída na Rua Paraná.
Foto de autoria desconhecida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.