RECORDANDO ANTIGOS PROFESSORES (AS): DALILA DE SOUZA
Lembram-se? Alta, gorda, extrovertida. Assim era dona Dalila, uma das melhores professoras primárias do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá, o Grupão. No final dos anos 1950 já havia dois grupos escolares estaduais na cidade, o Grupão e o "Virgínia Ramalho",chamado de Grupinho, embora fosse do mesmo tamanho ou talvez maior que o primeiro.
Dona Dalila era casada com Diomar Antonio de Souza, que era proprietário de uma tipografia que havia ao lado do Cine Ourinhos, ou talvez sócio do Silvano Chiaradia nesse estabelecimento.
O casal tinha vários filhos homens, cujos nomes, se me engano, começavam todos com a letra D. Um deles, Dalton José (20/03/1947 - 17/12/2011) foi meu contemporâneo.
Moraram na Expedicionário, logo após o Grupão.
Dona Dalila foi também vereadora, tendo sido eleita para a 3ª Legislatura (1956-1959), pela UDN, se não estou errado
A saudosa professora está nessa foto entregando o prêmio ao primeiro colocado da 4ª série A, de 1958, o aluno José Carlos Neves Lopes.
Saudades.
Foto de 1958: A professora Maria Auxiliadora Ramos Pompéia (esquerda), a profª Dalila de Souza e o drº Ortézio, que era o dentista do "Grupão".
Foto do acervo de Fernando Saraiva
Foto do acervo de Fernando Saraiva
Comentários
Saudades ...
José Carlos
Em 1998 algumas escolas foram municipalizadas e com isso acredito que a escola que tinha o patronímico de sua mãe estava nessa lista. É necessário consultar a SE do município.
Abraços
José Carlos