Pular para o conteúdo principal

A TURMA DE 1945 DO GINÁSIO DE OURINHOS


Entre os  homenageados pela Turma de 1945, além dos professores Jorge Herkrath, Gerson Matoso, Francisco Steiner, Araci Steiner e  Júlio dos Santos havia duas figuras representativas da cidade: 
  • Joaquim Luiz da Costa, agricultor e comerciante, pai do drº Antonio Luiz da Costa, dentista e agricultor, que foi casado com Anita Beltrami. Foi  um dos fundadores da UDN em Ourinhos. O casal teve a filha Marilena, minha amiga de longa data, casada com Sussui Breve.
  •  drº Ezelino Zório, sobrinho do construtor Henrique Tocalino, responsável pela edificação da nova Igreja Matriz, hoje Catedral e de inúmeras construções residenciais ainda existentes, as quais  comprovam a renovação de estilo  que ele imprimiu às suas construções.
  • No painel dos formandos,  ao centro, vêem-se as fotos do paraninfo drº João Batista Medeiros, do diretor geral do Ginásio , profº José Augusto de Oliveira, do inspetor federal dr° Marciano de Barros e da secretária Geraldina Vilchez.


CLIQUE SOBRE A FOTO



Os formandos foram (à esquerda do painel): 
1 - Celina Bernardi;
2 - Vera A. Fiorilo;
3 - Andume Abujamra;
4 - Sara R. Pintchovsky;
5 - Laura Ciffoni;
6 - Maria A. Chiaradia;
7 - Otacílio M. de Souza;
8 - Carlos Nicolosi;
9 - José Medici;
10 - Alípio Braz;
11 - Raul Vilchez;
12 - Joaquim Teixeira.
À direita:
1 - Elsa Guerreiro;
2 - Aparecida Penteado;
3 - Teresa R. Nunes;
4 - Susuê Suzuki;
5 - Anirce de Freitas;
6 - Faride Abujamra;
7 - Herculano Neves;
8 - José A. Salem;
9 - Alston Pedroso Racanello;
10 - Romeo Eronoff;
11 - Amin Bassit;
12 - Mardoko A. Firer;
13 - Orlando Barleto
O orador da turma foi meu tio Herculano Neves.
A confecção do painel foi obra do Foto Vitória.

A notícia em "A Voz do Povo"
"Mais uma turma de alunos do Ginásio de Ourinhos conclue o curso. As  solenidades no Clube Atlético  Ourinhense - Dlscursos - Outras notas

 Sábado último, perante numerosa assistência, realizou-se no salão de festas do Clube Atlético Ourinhense, a solenidade de entrega de certificados aos licenciandos de 1945 do Ginásio de Ourinhos. A festa dos ginasianos transcorreu num ambiente de intensa alegria. Formavam a mesa de honra, os seguintes senhores: Dr. Antonio da Rocha Paes, Meretíssimo Juiz de Direito da Comarca, Sr. Milton Oliveira Rosa, Secretário da Prefeitura, representando o Sr. Mario de Campos Pacheco, Prefeito Municipal, Dr. João Batista Medeiros, Diretor do Ginásio de Ourinhos, Snrs. Dr. José Augusto de Oliveira, Ezelino Zório e Joaquim Luiz da Costa, especialmente convidados e demais professores do estabelecimento. Inicialmente leu o seu discurso o Dr. João Batista Medeiros, paraninfo da turma de licenciandos de 1945. Em seguida, fez uso da palavra, o orador da turma Snr. Herculano das Neves, que, com eloqüência soube exprimir o sentimento dos seus colegas. A oração do jovem licenciando foi muito aplaudida pelos inú­meros presentes. Após a oração do Snr. Herculano das Neves, falou o Dr. José Augusto de Oliveira, discorrendo sôbre o seu novo objetivo, que muitos benefícios trará para nossa cidade: Fundação da Escola Normal de Ourinhos. Em seguida, o Snr. Milton Oliveira Rosa, Secretário da Prefeitura, que nessa solenidade representava o Snr. Mário de Campos Pacheco, digno Prefeito Municipal, pronunciou vibrante improviso, falando sôbre a fundação do Ginásio de Ourinhos, salientando em suas palavras a significação para Ourinhos da notável obra do Dr. José Augusto de Oliveira. Falou ainda o orador sôbre a auspiciosa notícia proclamada pelo Dr. José Augusto de Oliveira em seu discurso : Creação da Escola Normal em Ourinhos. As palavras do Representante do Snr. Prefeito Municipal foram muito aplaudidas pela seléta assistência. Discursou ainda o prof. Francisco Steiner que foi muito feliz em suas palavras, conseguindo prender a atenção dos presentes, recebendo merecidos aplausos ao finalizar sua substanciosa oração. Terminando a parte dos discursos, pelos componentes da mesa de honra foram entregues aos licenciandos seus respectivos certificados de conclusão do curso ginasial. Um pomposo baile, que se prolongou até as primeiras horas da madrugada de domingo, cadenciado pelo estupendo Jazz Taí, sob a regência de Milani, pôs um ponto final nessa inolvidavel noitada festiva que marcará época na vida social ourinhense."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CINQUENTENÁRIO DA TURMA DE DEBUTANTES DE 1966 DO GRÊMIO RECREATIVO DE OURINHOS

A edição de 3 de setembro de 1966 do jornal O Progresso de Ourinhos saiu com a capa em cores, sendo praticamente dedicada a reportagens sobre as debutantes de 1966 do Grêmio Recreativo de Ourinhos. Na capa, a manchete foi:


Alice Chiarato, Ana Cristina Paula Lima, Aparecida de Oliveira, Cleide Prioli Gaudêncio, Cleonice das Graças Teixeira, Déa Maria dos Reis, Eloisa de Azevedo, Guacyra Maria Ferrari, Mariângela Baccili Zanoto, Mariângela Cury, Maria Ângela Pinheiro, Maria Dilza de Freitas Faria, Maria Silvia Bueno de Campos, Sílvia Nicolosi Correia, Silza Saccheli Santos







Nas páginas seguintes, as debutantes de 1966 foram entrevistadas sobre algumas de suas preferências e aspirações. Cada uma das debutantes tiveram sua foto publicada no topo da entrevista





O ator  preferido das adolescentes foi, de longe,  Rock Hudson, seguido por Alain Delon; já quanto ao cantor a preferência foi por Agnaldo Rayol.
Rock Hudson
À pergunta sobre a vocação foram citadas: engenharia química, psicologia, música, …

DE VOLTA PARA O PASSADO: 1961, AS TORRES DA IGREJA MATRIZ DO SENHOR BOM JESUS

À esquerda padre Domingos Trivi, à direita padre Eduardo Murante

Nesta edição comemorativa dos sessenta nos do mais antigo jornal de Ourinhos, a "Folha de Ourinhos", nada melhor do que um assunto próximo às origens do semanário veterano. Numa das últimas visitas que fiz ao nosso  saudoso  amigo drº Antonio Ferreira Batista, que foi gerente do Banco do Estado de São Paulo - Banespa entre os anos de 1950 e 1960, quando comentei algo sobre o Padre Domingos Trivi, o srº Ferreira contou-me que havia sugerido a esse pároco uma grande ação para que a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus tivesse finalmente suas torres concluídas. Desde os finais dos anos 1940, quermesses, leilões de prendas e outras ações por parte dos paroquianos tornaram possível a edificação da nova Igreja Matriz.  
Concluída na parte interna, embora ainda sem um acabamento mais fino,  já nos primeiros anos da década de 1950, cerimônias foram sendo realizadas no novo templo. 
Era necessário, então, a finalização de sua f…

LIBERTO RESTA (1914-1984), O CHEFE DO ESCRITÓRIO DA SANBRA

Nessa foto de autoria de meu pai,vemos Liberto e Ditinho acompanhados por Arlindo (trabalhava na seção pessoal da Sanbra) no acordeão e Robertinho (trabalhava na Coletoria Estadual), por ocasião de uma homenagem a Ourinhos no programa televisivo de Homero Silva, no final dos anos 1960.

Nesta foto vemos o casal Liberto e Ynira, a filha Rosa Maria, Ivone Duarte de Souza, esposa do gerente da Sanbra José Fernandes de Souza e a filha Cristina por volta de finais dos anos 1950.

Os dois anos e meio em que trabalhei na Sanbra foram marcantes para mim Muitos dos empregados da fábrica e do escritório tornaram-se um paradigma para minha vida profissional ao longo de 50 anos. Um deles foi Liberto Resta. Ingressei com 15 anos no escritório, na condição de aprendiz. Liberto era o chefe do escritório.
Foi o responsável pla formação da primeira equipe do escritório da Sabra em Ourinhos.
Na foto abaixo vemos Liberto juntamente com alguns empregados do escritório e da fábrica, no ínicio dos anos 1950.
Aga…