A TURMA DE 1945 DO GINÁSIO DE OURINHOS


Entre os  homenageados pela Turma de 1945, além dos professores Jorge Herkrath, Gerson Matoso, Francisco Steiner, Araci Steiner e  Júlio dos Santos havia duas figuras representativas da cidade: 
  • Joaquim Luiz da Costa, agricultor e comerciante, pai do drº Antonio Luiz da Costa, dentista e agricultor, que foi casado com Anita Beltrami. Foi  um dos fundadores da UDN em Ourinhos. O casal teve a filha Marilena, minha amiga de longa data, casada com Sussui Breve.
  •  drº Ezelino Zório, sobrinho do construtor Henrique Tocalino, responsável pela edificação da nova Igreja Matriz, hoje Catedral e de inúmeras construções residenciais ainda existentes, as quais  comprovam a renovação de estilo  que ele imprimiu às suas construções.
  • No painel dos formandos,  ao centro, vêem-se as fotos do paraninfo drº João Batista Medeiros, do diretor geral do Ginásio , profº José Augusto de Oliveira, do inspetor federal dr° Marciano de Barros e da secretária Geraldina Vilchez.


CLIQUE SOBRE A FOTO



Os formandos foram (à esquerda do painel): 
1 - Celina Bernardi;
2 - Vera A. Fiorilo;
3 - Andume Abujamra;
4 - Sara R. Pintchovsky;
5 - Laura Ciffoni;
6 - Maria A. Chiaradia;
7 - Otacílio M. de Souza;
8 - Carlos Nicolosi;
9 - José Medici;
10 - Alípio Braz;
11 - Raul Vilchez;
12 - Joaquim Teixeira.
À direita:
1 - Elsa Guerreiro;
2 - Aparecida Penteado;
3 - Teresa R. Nunes;
4 - Susuê Suzuki;
5 - Anirce de Freitas;
6 - Faride Abujamra;
7 - Herculano Neves;
8 - José A. Salem;
9 - Alston Pedroso Racanello;
10 - Romeo Eronoff;
11 - Amin Bassit;
12 - Mardoko A. Firer;
13 - Orlando Barleto
O orador da turma foi meu tio Herculano Neves.
A confecção do painel foi obra do Foto Vitória.

A notícia em "A Voz do Povo"
"Mais uma turma de alunos do Ginásio de Ourinhos conclue o curso. As  solenidades no Clube Atlético  Ourinhense - Dlscursos - Outras notas

 Sábado último, perante numerosa assistência, realizou-se no salão de festas do Clube Atlético Ourinhense, a solenidade de entrega de certificados aos licenciandos de 1945 do Ginásio de Ourinhos. A festa dos ginasianos transcorreu num ambiente de intensa alegria. Formavam a mesa de honra, os seguintes senhores: Dr. Antonio da Rocha Paes, Meretíssimo Juiz de Direito da Comarca, Sr. Milton Oliveira Rosa, Secretário da Prefeitura, representando o Sr. Mario de Campos Pacheco, Prefeito Municipal, Dr. João Batista Medeiros, Diretor do Ginásio de Ourinhos, Snrs. Dr. José Augusto de Oliveira, Ezelino Zório e Joaquim Luiz da Costa, especialmente convidados e demais professores do estabelecimento. Inicialmente leu o seu discurso o Dr. João Batista Medeiros, paraninfo da turma de licenciandos de 1945. Em seguida, fez uso da palavra, o orador da turma Snr. Herculano das Neves, que, com eloqüência soube exprimir o sentimento dos seus colegas. A oração do jovem licenciando foi muito aplaudida pelos inú­meros presentes. Após a oração do Snr. Herculano das Neves, falou o Dr. José Augusto de Oliveira, discorrendo sôbre o seu novo objetivo, que muitos benefícios trará para nossa cidade: Fundação da Escola Normal de Ourinhos. Em seguida, o Snr. Milton Oliveira Rosa, Secretário da Prefeitura, que nessa solenidade representava o Snr. Mário de Campos Pacheco, digno Prefeito Municipal, pronunciou vibrante improviso, falando sôbre a fundação do Ginásio de Ourinhos, salientando em suas palavras a significação para Ourinhos da notável obra do Dr. José Augusto de Oliveira. Falou ainda o orador sôbre a auspiciosa notícia proclamada pelo Dr. José Augusto de Oliveira em seu discurso : Creação da Escola Normal em Ourinhos. As palavras do Representante do Snr. Prefeito Municipal foram muito aplaudidas pela seléta assistência. Discursou ainda o prof. Francisco Steiner que foi muito feliz em suas palavras, conseguindo prender a atenção dos presentes, recebendo merecidos aplausos ao finalizar sua substanciosa oração. Terminando a parte dos discursos, pelos componentes da mesa de honra foram entregues aos licenciandos seus respectivos certificados de conclusão do curso ginasial. Um pomposo baile, que se prolongou até as primeiras horas da madrugada de domingo, cadenciado pelo estupendo Jazz Taí, sob a regência de Milani, pôs um ponto final nessa inolvidavel noitada festiva que marcará época na vida social ourinhense."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.