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O ADEUS DA LOCOMOTIVA A VAPOR 4-8-2 701





Nos anos 1960, chegava à sua fase final  a era das locomotivas a vapor, a  saudosa "Maria-Fumaça"
Vemos aqui a velha locomotiva 4-8-2 701 , fabricada na segunda década do século XX pela alemã Berliner Maschinenbau AG, a última a trafegar pelos trilhos da então Rede de Viação Paraná-Santa Catarina - RVPSC .
Ela foi fotografada por Francisco de Almeida Lopes ao lado de uma de suas sucessoras, a locomotiva a diesel GE U5B -  505,de fabricação americana (1961). Segundo a Wikipedia:
"Graças ao seu peso por eixo bastante reduzido e relativa ecônomia se tornaram locomotivas ideais para tração de trens de manobra ou serviço nas linhas precárias e até mesmo a tração de trens de passageiros e carga em linhas secundárias, mesmo limitadas devido sua baixa potência, impossibilidade de tração multipla devido a falta de tomadas MU e ausência de freio dinâmico.( http://pt.wikipedia.org/wiki/GE_U5B) 
Na foto vemos ferroviários ourinhenses da RVPSC.
Foto por Francisco de Almeida Lopes no pátio ferroviário de Ourinhos.

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