A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL "JACINTO FERREIRA DE SÁ"


A Escola Técnica Estadual “Jacinto Ferreira de Sá” completou  40 anos. Foi criada em 1970, com a denominação de Colégio Técnico Estadual de Ourinhos. O prefeito na ocasião era Mithuo Minami (1969-1972). Como não havia prédio próprio, o então vereador Rubens Bortolocci da Silva, por intermédio de seu irmão,  que na ocasião era reitor da Congregação dos Oblatos de São José, conseguiu a cessão de dependências do Seminário Josefino para a instalação da escola. As primeiras habilitações oferecidas foram Economia Doméstica, Edificações, Eletromecânica e Mecânica.
É importante também relembrar que o ensino profissionalizante   em Ourinhos remonta ao final dos anos 1940, quando foi criada na Vila Margarida a chamada “Escola Profissional”
Um novo prédio foi  construído pelo executivo estadual na gestão do governador  Paulo Egydio Martins (1975-1979). O prefeito de Ourinhos era  Rubens Bortolocci da Silva (1973-1977). O prédio foi inaugurado no dia 31/1/1977, último dia da gestão do prefeito Bortolocci (Rubinho)
A foto, por Francisco de Almeida Lopes, foi tirada por ocasião da visita do governador Paulo Egydio Martins ao novo prédio da ETEE “Jacinto Ferreira de Sá”.  Ao seu lado está o deputado federal pela região, Silvestre Ferraz Egreja. À esquerda vê-se Mituo Minami. Identifico à esquerda, com os braços cruzados, Moacir de Melo Sá.

Comentários

Salve, J. Carlos.
sua crônica está perfeita.
Meu irmão Davi (já falecido) e eu, estudamos no Colégio Técnico, justamente nessas duas épocas mais importantes. Ele, quando o colégio foi inaugurado lá no Seminário, e eu fiz o terceiro ano já no prédio novo. Os dois primeiros anos, fiz no seminário.
Lembrança muito boa, pois tive ótimos professores lá, hoje grandes amigos meus. Um abraço.
José Carlos
Voce se enganou com o periodo em que o Mithuo foi prefeito: foi de 1969 a 1972. Em 1973 assumiu Rubens Bortoloci. Nessa epoca eu trabalhava na Prefeitura. Sai em maio de 1973 quando o Rubens era o prefeito.
Zélia Guardiano disse…
Muito interessante, José Carlos!
Nestes dias que correm, em que tanto se tem ouvido falar em cursos técnicos, é muito bom ter acesso à sua retrospectiva.
Abraço.
Reinaldo Nakamura disse…
Formei-me no Colégio Técnico Industrial em Eletromecânica na primeira turma de 1974 ainda no prédio do seminário.

Postagens mais visitadas deste blog

LAURO MIGLIARI X ALDO MATACHANA THOMÉ - A ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 1968

SÉRGIO NUNES FARIA (1949-2008)

XVII JOGOS REGIONAIS DA SOROCABANA - 50 ANOS