O TERMINAL RODOVIÁRIO DOS ANOS 1940.



Dando continuidade ao tema "transporte rodoviário", em nossa cidade, a foto de hoje nos mostra o local que funcionou como "terminal rodoviário", após o fechamento da estação existente na rua 9 de Julho, em finais dos anos 1940.
Trata-se do trecho da rua Paraná que fazia esquina com a atual Praça Henrique Tocalino, numa das extremidades da Estação Ferroviária, onde ficava um bebedouro de ferro fundido destinado a veículos transportados por animais - carroças e charretes.
O transporte de pessoas por charrete fazia concorrência com o serviço de táxi, pois era muito utilizado pelas pessoas que moravam em bairros distantes do centro. Não havia ainda transporte urbano por ônibus. Nas proximidades do "terminal" ficava também o ponto das charretes.
Tratava-se de uma localização provisória, pois não era adequada para terminal de um meio de transporte intermunicipal e estadual - ônibus -, que estava em franco crescimento. Logo ele foi remanejado para a rua São Paulo, esquina com Arlindo Luz, onde permaneceu até a inauguração do Terminal Rodoviário atual.
Aproveitando o movimento de passageiros, no prédio que lá existia passou a funcionar um hotel - Ourinhos Hotel. No lado oposto ficava uma antiga casa de secos e molhados, da sociedade Matheus & Sarmento.
A foto mostra, ainda, o fundo de um dos quintais das casas da Sorocabana, onde podemos ver bananeiras e mamoeiros, tão comuns nas casas daqueles tempos. O ônibus à esquerda fazia o transporte Ourinhos-Cornélio Procópio.
Foto por Francisco de Almeida Lopes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.