OS MIGLIARI


A foto que vemos é de 24/8/1939. Ela nos mostra um grupo de pessoas à frente de um caminhão estacionado à porta da Fundição de Ferro e Bronze, Serraria e Fábrica de Veículos Narciso Migliari & Irmão, na Avenida Jacinto Sá. Motivou a foto, a enorme tora procedente da Fazenda São João, medindo 6426 m2. Os Migliari acham-se à esquerda.

A presença dos Migliari na região remonta às origens de Ourinhos.
Henrique Migliari, natural de Rovigo, Itália, chegou a Ourinhos em 1910.
A família Migliari iniciou suas atividades na cidade no ramo industrial.
Seu filho Narciso casou-se com Cisira Sândano, filha de Heráclito Sândano, natural de Pádova, também um dos pioneiros de Ourinhos.
Narciso foi o proprietário do primeiro cinema da cidade – o Tizim. Os filhos deram continuidade às atividades do pai até os anos 1980.


A descendência de Narciso e Cisira fincou sólidas raízes na cidade, destacando-se na política por meio de Lauro Migliari, vereador e prefeito municipal, e na medicina na pessoa do drº Hélio Migiliari, competente e estimado médico. Os bisnetos também se projetaram na política e na medicina na pessoa do filho do drº Hélio e dos filhos do casal Cesira Migliari e drº Roberto B. de Carvalho, ambos médicos em Ourinhos.




Dr.Lauro Migliari,Dr.Helio Migliari (médico),Olavo Migliari,Clorivaldo Migliari e Orlando Migliari.
Sentadas:
Auta Migliari Denari D.Cesira Sandano Migliari , Herminia Bonetti Sandano Luiza Migliari Fernandes

Convivi na infância e adolescência com duas irmãs de Narciso: Rosa Fernandes Grillo e Maria Sacchelli, muito amigas de meus pais. Delas guardo belas lembranças. Durante os sete anos que meus pais residiram em São Paulo (1967-1974) foram vizinhos de Vanda Sacchelli Fernandes, casada com Renato Fernandes de família cambaraense. Também fomos muito amigos das filhas de Dona Rosa e Antônio Fernandes Grillo, Hilda e Delza.

Luiza Migliari Fernandes também conheci, pois foi voluntária na Santa Casa por muitos anos como minha mãe, Amélia.

Aqui,a Familia Migliari em peso! 
Da esquerda p/direita: 
Com lenço na cabeça,Luizinha,Valderez,Dr.Lauro c/o filho Athos no colo),Cleide (c/o filho Afrânio no colo),Neguita (c/o filho Helinho no colo - o Helinho hoje é o Dr.Helinho vereador),Orlando,Luiza,Olavo,Mercedes (c/Antonio Carlos no colo),Elza,Auta e Clorivaldo. 
Na segunda fileira,sentados: 
Cesira Tereza,D.Cesira,D.Herminia,e em pé,a Marcia,Marilvia e Elizabete. 
Agachados: Mauro,Péricles,Vadinho,Sidney,Fernandinho e Janderley. 
Sentados: Ligia,Carla,Olavinho,Marcos,Dante e Maura.
A foto é de 1962.



Fotos: Acervo de Francisco de Almeida Lopes
           Lauro Migliari
 Wilson Monteiro

Comentários

alvaro.correa@ig.com.br disse…
Caro amigo José Carlos,como não tinha nenhum comentário sobre esta foto, e pelo pouco tempo que trabalhei com madeira, indo buscar madeira serrada no Paraná e Mato Grosso, a tora da foto parece ser por causa do tipo da casca uma Peroba Rosa, e a quantidade de metros são em m/3 e não em m/2.Álvaro Carriça Corrêa

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.