MARISA FERREIRA BATISTA E IRINEU FERRAZOLI

Clique sobre a foto para vê-la na resolução original.


Recordo-me bem desse casamentos de 1962. Foi o de Marisa Ferreira Batista, minha vizinha na Arlindo Luz, com Irineu Ferrazolli.
 Antonio, pai de Marisa era o gerente do Banco do Estado de São Paulo, na época função muito importante e de muito prestígio. Foi um dos fundadores do Lions Clube de Ourinhos e do Tênis Clube. Irineu, era filho de Narciso, um dos principais oleiros da cidade.
Como vizinho e amigo das duas irmãs , Marisa e Marli, acompanhei de perto todos os preparativos de uma das mais importantes festas de casamento do ano.
Na ocasião fomos a Cambará em busca de copo de leite, a flor que não podia deixar de faltar num casamento naquela época. Era com ela que se enfeitavam os bancos e o altar da Igreja Matriz. Em Cambará, havia uma grande plantação junto ao córrego que cortava a cidade. Na ocasião, fizemos uma parada na casa de meus tios avós Teixeira.
Não havia ainda o costume de se alugar salões para a festa de casamento. Ela se realizava na casa dos pais da noiva. Ao lado da casa dos Ferreira Batista, havia um terreno vago, na esquina com Cardoso Ribeiro, fazendo divisa com o sobrado dos Fantinatti.  O terreno foi alugado para a recepção.
Irineu morreu afogado nas águas do Paranapanema, alguns anos depois. Era um rapaz muito alegre e estimado na cidade. O casal teve 3 filhos, Liliane, Priscila e Márcio. Marisa e os filhos residem hoje em São Paulo.
A foto é a do casamento civil, na ampla sala da residência da família Ferreira Batista, obra do arquiteto ourinhense Toshio Tone.
Identifico:da esquerda para a direita,  Isaura, tia de Marisa, uma sobrinha de dona Olívia, Marli, Nanci e Bertico Soares, Antônio Ferreira Batista e a esposa Olívia, minha mãe, Amélia, Beltrami, casado com a irmão do Irineu, Geny, Narciso Ferrazolli e a esposa, o irmão do Irineu, um dos chineses  da fábrica de óleo, dois funcionários do cartório.
Sentados: o casal Juca Camerlingo e Nadir Bueno, padrinhos do casamento civil, o casal Marisa e Irineu, a cunhada e a Geny Ferrazoli. Um vaso, contendo copos de leite, enfeita a foto à esquerda. A bela cortina ao fundo era o encanto dos meus olhos de menino naquela imensa casa. 

Foto por Francisco de Almeida Lopes

Comentários

Confrade, o Irineu Ferrazolli foi meu companheiro de Tiro de Guerra. Por causa do nome, demos a ele o apelido de Ferrão. Era um menino de ouro.Aliás, todos os Ferrazoli eram gente boa. O pai dele tinha um irmão,que também era dono de olaria lá na Vila Odilon. Lembro-me de muitos outros que estão na foto. O Juca Camerlingo era irmão do Domingos. Ele gostava muito de caçar codornas e outros pássaros.Uma ocasião perguntei-lhe se ele também gostava de pescar. Recordo-me de sua resposta: "Não, esse negócio de jogar a isca e ficar sem saber o que vem , não me agrada. Eu gosto mesmo é de ver aquilo que vou buscar".

Terceiro abraço do Chicão
Anônimo disse…
José Carlos,
Conheci o Irineu Ferrazolli,mas tive muito pouco contato com ele,mas era uma pessoa realmente muito simpatica.
Postei dias atrás uma foto da familia Ferrazolli no meu Fotoblog,acredito que uma das crianças era o Irineu.
Um forte abraço,
Wilson
Unknown disse…
Nossa quanta saudade eu sinto da família Ferrazolli, inclusive fui amiga de escola da Leninha. Sou Daltiva filha da D. Nacyr e Sr. Zézinho, irmã do Dr. Dalton médico em Ourinhos. Fui vizinha do Humberto irmão do Irineu Ferrazolli e ainda me lembro do dia do falecimento dele. Enquanto o corpo não era localizado os amigos se reuniam todas as noites na casa de D. Helena, mãe de Irineu para rezarmos por êle. No ano passado a Marli irmã da Marisa faleceu em São Paulo. Ainda mantenho contato com Marisa pq ela é comadre de minha irmã Dalva madrinha de Liliane. Grande família.!!!! Quantas saudades de sua dignidade e respeito. Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.