O BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO - BANESPA - EM OURINHOS



A origem do Banco do Estado de São Paulo  remonta a 1909, sob a denominação de Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo, com capital social francês e estatal. Em 1919, o seu capital foi nacionalizado, tornando-se o governo estadual paulista seu acionista majoritário. 
Em 4 de novembro de 1926, na gestão de Altino Arantes,  passou a denominar-se Banco do Estado de São Paulo, ocasião em que houve aumento do capital social e subscrição pelo Tesouro do Estado e pelo Instituto do Café de 98% do novo capital. 
Aos poucos o banco estadual paulista foi abrindo agências nas principais cidades do interior. A agência de Ourinhos foi criada em meados dos anos 1940,em prédio  localizado na Rua Arlindo Luz.
A sede do Banespa, então o mais alto edifício de São Paulo, foi inaugurada em 1947.



No início de 1995, o Banespa foi "federalizado",  e  após o saneamento, ocorreu a sua privatização em novembro de 2000. O Grupo Santander Hispano obteve o  controle acionário do Banespa, após adquirir no leilão 60% das ações com direito a voto. A denominação passou ser Santander Banespa e, posteriormente, apenas Santander.




Foto de autoria desconhecida - Acervo de Francisco de Almeida Lopes

Nessa foto vemos sua equipe inicial, na qual identificamos: Walter Hildebrand, gerente (último à esquerda), Plínio de Campos , Marcos Reginato (último à direita na primeira fila), Arlindo Gomes (Cabo Arlindo), último na segunda fila e Evaristo Saraiva, o quarto da esquerda para a direita.
Em 1954, Walter Hildebrand foi promovido e deixou a gerência da agência de Ourinhos que passou a ser administrada por Antônio Ferreira Batista, até então gerente em Itapeva,
Esta foto de 14 de maio de 1954 mostra essa passagem:



Da esquerda para a direita (3)Antonio Ferreira Batista, (4) Walter Hildebrand,(5) Evaristo Saraiva, (7) Marcos Reginato.
No degrau da porta(3) Arlindo Gomes
Foto de autoria desconhecida pertencente ao acervo da família de Antônio Ferreira Batista 

Comentários

Anônimo disse…
José Carlos,
Tive a satisfação de conhecer e conviver um pouco com o Cabo Arlindo e o Marcos Reginato.
Duas excelentes pessoas,das quais só tenho boas recordações.

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.