A FAMÍLIA ABUCHAM
Os Abucham e Abujamra de Ourinhos, ao entrelaçarem-se, constituíram os dois maiores núcleos familiares sírios da cidade. Os Abujamra chegaram primeiro, nas pessoas de Abuassali Abujamra, popularmente conhecido como Paschoal, Abdala, Ibrahim, Abrão, Salim e Kalil. Abuassali veio para Ourinhos na primeira década do século passado. Pascoal casou-se com Matilde Abucham, a mais velha da família Abucham que morava em Tatuí. Pouco a pouco os irmãos de Matilde começaram a vir para Ourinhos. O primeiro a chegar foi Antônio, que foi trabalhar com o cunhado "Paschoal", seguido por Tufy (“Casa Nortista” e “Móveis Regina”). Com a abertura do “Café Paulista”, na Praça Melo Peixoto, vieram os pais Zaki e Bacima e os filhos João e Júlio e as filhas Ida, Antonieta, Leila e Selma. Zaki era originário da Síria, Kfeir, onde a família tinha plantação de azeitonas e criação de carneiros. Por terem sido vizinhos de meu avô, na Rua 9 de Julho, conheci quase todos. Lembro-me do casa...
Comentários
Mais uma vez me encanto co seu Blog.
Desta vez quero contribuir , informando que o garoto que aparece na foto dos quatro atletas do Ginasio Estadual , entre o Renato G.Luz(Boquinha ) e Helio Mano , sou eu.Tinha , na época , 8 anos.
Carlos Ostronoff ( Mocho )
Sou neta de Manoel da Silva Mano e Margarida Mano, que são os pais de de Hélio Mano (meu tio).
Minha mãe Therezinha saiu de Ourinhos muito jovem, aos 17 anos casada com um carioca. Apezar de nascida e criada no Rio de Janeiro, tenho verdadeira fascinação por Ourinhos que me trás lindas lembranças de infância.
Hoje nome de rua, meu avô Manoel da Silva Mano, era um imigrante português, muito simples, pessoa de alma pura e muito trabalhador.
Criou 4 filhos (Cândida, Hélio, Therezinha e Helen) com muito sacrifício e fez deles maravilhosas pessoas.
Me dá felicidade ver meu tio Hélio tão jovem nesta foto, pois o mesmo se encontra tão doente. Um Tio pelo qual tenho muito carinho, pela personalidade que sempre foi.
Tenho algumas fotos de época que talves possa contribuir para seu blog.
Se puder mandar-me alguma foto, terei o máximo prazer em colocá-la no blog.
Abs.
José Carlos