JOÃO GARBIM E O TEATRO EM OURINHOS




Vemos na foto João Garbim e a esposa Hermínia em baile carnavelesco no Grêmio Recreativo de Ourinhos. Foto do Acervo de Wilson Monteiro.

A respeito de João Garbim sabíamos  de seu dom como escultor, sendo  fabricante de artefatos de cimento, cujo estabelecimento, com residência na frente,  ficava na Rua São Paulo, onde hoje se encontra a Biblioteca Municipal.
Tendo nascido e sido criado na Rua 9 de Julho, era comum para mim passar pela rua São Paulo naquele trecho.
Lembro-me bem da residência da família que tinha uma vasta varanda na frente. Ao lado, na entrada da fábrica,  encantavam-me os belos anões de cimento que lá se achavam.
A qualidade da sua produção ceramista  pode ser comprovada por qualquer um que adentre a Catedral de Ourinhos e observe o piso que lá se encontra, firme e bonito, há mais de sessenta anos. 
Segundo Maria Aurora Brochini Ortela, sua sobrinha:

Meu pai Hermelindo e meu tio Arnaldo Brochini.....sobrinhos do João Garbim....quem fazia as esculturas era meu pai Hermelindo....que fez as obras da matriz Nova...e da capela das irmãs....verdadeira maravilhas......me lembro como meu pai travalhava com gesso para fazer as formas....aprendeu com tio João.....verdadeiro mestre...um genio.



Pois bem, na pesquisa que venho realizando há anos nas páginas de “A Voz do Povo”, descubro os dotes teatrais do srº João Garbim, que foi um dos precursores dessa arte em Ourinhos.


21 de Março de 1942
FESTIVAL DRAMÁTICO BENEFICENTE
"Realizou se a noite de sex­ta-feira ultima, dia 20, no Cine Teatro Casino, com enchente á cunha, o esperado espetá­culo dramatico em beneficio da Santa Casa de Ourinhos, organizado e representado por um grupo de moços ourinhenses esforçados, sob a direção artística do sr. João Garbim. No palco, depois de uma breve alocução alusiva e enaltecendo o gesto filan­trópico dos Amadores Tea­trais Ourinhenses Reunidos, feita com a eloquencia de sempre pelo dr. Hermelino de Leão, dinâmico prefeito de Ourinhos e a quem devemos a construção da Santa Casa, foi apresentado o importante trabalho dramatico de autoria de J. Vieira Pontes, entitula- do «A Filha do Estalajadeiro», em 3 atos, agradand o muito, pelo cabal desempenho dado á peça pelos moços da turma bamba ensaiada por João Garbim.
Merecidos aplausos con­quistaram os rapazes do A.T. O. R.,conseguindo eles os mais francos sucessos tambem de bilheteria, vendo assim coroado de pleno exito a fi­nalidade dos seus esforços  favorecer a construção da Santa Casa, doando a renda do espetáculo.
O festival teve ainda a abrilhanta-lo, na ouverture, a fi­larmônica municipal «Lira C. Gomes», sob a regencia do maestro Camargo, registrando mais um sucesso.
Ao Garbim e aos rapazes Amadores Teatrais Ourinhenses Reunidos, os nossos pa­rabéns pelo tento lavrado e pela generoso gesto que tive­ram de beneficiar o nosso hospital em construção, cujo acabamento depende, agora mais do que nunca, do auxi­lio decidido de todos os ourinhenses amigos do progres­so local e da nossa gente pobre, que é a que mais vem a se beneficiar com o hospital"
In www.tertuliana.com


Comentários

Germaneo Toloto disse…
Germaneo Toloto Entrava sempre na fabrica de artefatos de cimento do Seu João Garbim,para "xeretar" como eram feitos os tanques,e as grades de cimento..hoje ainda existem muitas pela cidade.......

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.