OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA: AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS (1945-1961)

Com a deposição de Getúlio Vargas, em 1945, o Brasil reencontrou-se com a democracia e passamos a ter  eleição direta para a chefia dos executivos federal, estadual e municipal.
Contando apenas com a imprensa para a veiculação de propagandas eleitorais, os comícios e o corpo a corpo dos candidatos eram o principal recurso para amealhar votos.
Desse modo, mesmo encontrando dificuldades ditadas pela enormidade do território nacional, os candidatos a presidente da república procuravam chegar às capitais dos estados e aos principais municípios espalhados por todo o território nacional.
No caso dos municípios levava-se em conta para a visita, aqueles em que os partidos tivessem forte representação.
Nas eleições para presidente da república, Ourinhos recebeu a visita de vários candidatos:  1950, 1955, 1960.
ELEIÇÃO DE 1946
O vencedor foi o Marechal Eurico Gaspar Dutra, pelo Partido Social Democrático

No dia 8-12, o semanário "A Voz do Povo"publicava:

"Resultado Final das Eleições em Ourinhos
Após uma intensa campanha de propaganda eleitoral  feita pelos partidos políticos locais, o povo de Ourinhos, sereno e consciente  dos seus deveres marchou para as urnas a fim de depositar o seu vóto, para cooperar na jornada de redemocratização  do país.
O pleito de 2 de dezembro fez uma verdadeira demonstração de civismo da gente brasileira.
Em Ourinhos as eleições foram realizadas n'um ambiente de absoluta calma, não se verificando quaisquer incidente que viésse perturbar a marcha do importante pleito."

O resultado foi o seguinte:
Votaram 2.810 eleitores
Houve 58 votos anulados
Partido Trabalhista Brasileiro - 1244
União Democrática Nacional - 653
Partido Social Democrático - 561
Partido Comunista Brasileiro - 99

Para deputados:
PTB - 1244
UDN - 653
PSD - 561
PCB - 99
 Para senadores:
PTB  - 1344
UDN - 702
PSD - 347
PCB - 113 
Como se vê, o Partido Trabalhista Brasileiro foi o que obteve o maior número de votos em Ourinhos,  que tinha um grande número de ferroviários (RVPSC e Sorocabana) e operários em  indústrias locais (Moinho Santista   e outras menores).
ELEIÇÃO DE 1950
Em 1950, o principais candidatos foram o tenente-brigadeiro Eduardo Gomes pela coligação da União Democrática Nacional (UDN), do Partido de Representação Popular (PRP), do Partido Democrata Cristão (PDC), e do Partido Libertador (PL), que obteve em Ourinhos 1003 votos. Ele esteve em Ourinhos:

   
O outro principal candidato foi o ex-ditador Getúlio Vargas, que foi o mais votado em Ourinhos, obtendo 1905 votos sendo apoiado pela coligação PTB/PSP Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Progressista (PSP)
Nessa eleição, esteve fazendo comício na cidade o Governador de São Paulo, Ademar de Barros, do PSP, que tentava fazer a eleição de seu sucessor em São Paulo, Lucas Nogueira Garcês (eleito governador, teve em Ourinhos 1711 votos)

Antônio Luiz Ferreira, Horácio Soares e Ademar de Barros
Na foto, Ademar de Barros, Horácio Soares

ELEIÇÃO DE 1955
Na eleição de  1955 o candidato da coligação  PDC/UDN/PL/PSB esteve em Ourinhos acompanhado pelo então governador de São Paulo Jânio da Silva Quadros


À esquerda: Juarez Távora e Jânio Quadros. À direita são vistos o dentista Antônio Luiz da Costa, do diretório da UDN e Silvestre Ferraz Egreja, deputado federal pela região.
Também esteve em Ourinhos, O candidato do PRP - Partido de Representação Popular - Plínio Salgado.
Plínio Salgado discursando. Na foto também são vistos o jovem professor Luciano Corrêa da Silva, Domingos Camerlingo Caló, e Jairo Diniz.



A eleição para presidente teve como vencedor o candidato da coligação  PSD/PTB/PR/PTN/PST/PRT, Juscelino Kubitschek de Oliveira 
O presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira  quando da inauguração da Usina Hidrelétrica de Salto Grande, em 1958.

ELEIÇÃO DE 1960
Na última eleição presidencial antes do golpe militar de 1964, o candidato da coligação (PSD/PTB/PST/PSB/PRT Henrique Teixeira Lott esteve em Ourinhos e discursou no coreto da Praça Melo Peixoto.
Foto 1 - partindo da esquerda são vistos: deputado federal Ulisses Guimarães, dona Tata, Marechal Lott, deputado , o repórter da ZYS7, Dirceu Cubas da Silva e o jornalista Miguel Farah (Folha de Ourinhos). 
Foto 2 - deputado federal  Ulisses Guimarães, Marechal Lott, o repórter da ZYS7, Dirceu Cubas da Silva e o jornalista Miguel Farah (Folha de Ourinhos). 
Foto 3 -partindo da esquerda são vistos: deputado federal Ulisses Guimarães, dona Tata, Marechal Lott, deputado federal Cunha Bueno, o repórter da ZYS7, Dirceu Cubas da Silva e o jornalista Miguel Farah (Folha de Ourinhos). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.