MEMÓRIAS DO ESPORTE CLUBE OPERÁRIO (1920-1944)

Esse clube esportivo foi fundado em 27 de junho de 1920. Com a sua constituição tornou-se o grande rival do time um pouco mais velho, o Esporte Clube Ourinhense que, em meados dos anos 1920, sofreu um desgaste, reerguendo-se no início dos anos 1930. 
No início de 1930, janeiro, o Operário escolhia uma nova diretoria:
Presidente: Hermenegildo Zanoto
Vice: Hermínio Socci
1º secretário: Edison Leonis
2º: Edison Fioravanti
3º: Aurélio Sacheli
1º tesoureiro: Joaquim Miguel Leal
2º: Ernesto Gonçalves
Orador: profº José Galvão
Diretor geral: Francisco Ciffone Fº
Conselho Geral: Oswaldo Pareto, Américo Cera, Chede Jorge
O campo de futebol do clube se localizava no final da Rua Antônio Prado.

 "A Voz do Povo", de 28-3-1942, dá conta da importância do "Operário" no cotidiano ourinhense:
"Domingo último, às 15 horas, no campo de esportes do E. C. Operário (esse campo ficava entre as ruas Antonio Prado e Expedicionários, em frente ao atual prédio da Escola de Música), abrilhantado pela Lira Carlos Gomes (banda de música local) teve ensejo o anunciado prelio de futebol entre o quadro do veterano local e o seu velho adversário cambaraense, Operário Futebol Clube , já nosso familiar, pelas lutas que tem sustentado contra os quadros locais. A movimentada tarde esportiva promovia pelo E. C. Operário, em seu estádio, constituiu um acontecimento que levou ao campo grande assistência, ávida a premiar aos contendores que mais se destacassem na luta pebolística entre os quadros interestaduais, que se defrontavam em igualdade de forças, sendo o quadro visitante um dos mais credenciados em nosso meio, pelo seu valor.
(...)
Coube a vitória ao quadro local por 3 a 0. Como árbitro, atuou o jovem e distinto esportista ourinhense, Alberico Albano (Bio). que demonstrou, mais uma vez, a sua competência e retidão, agindo com imparcialidade, merecendo francos aplausos a sua atitude.
Preliminarmente, se defrontaram os segundos quadros das mesmas entidades, agradando a todos a pugna, pela disciplina e educação esportivas."



Em 15-11-1944, o Esporte Clube Operário passa a ser denominado  Esporte Clube Olímpico.

A foto abaixo, de autoria desconhecida, dá a dimensão do entusiasmo da população ourinhense numa partida disputada em 1931, no campo do Operário.


Esta outra nos mostra o time do Operário tendo atrás alguns membros de sua diretoria. A foto é dos anos 1940. 
Entre eles identifico (partindo da esquerda) (3) Leontino Ferreira (um dos mais antigos),  (4)o advogado e professor Júlio dos Santos, (6)o profº José Maria Paschoalick (7) Moacyr de Mello Sá e (penúltimo)Tufy Zaki.


O saudoso Francisco Soares (Chicão, irmão da professora Esmeralda Soares , num dos excelente comentários feitos neste blog, assim se referiu ao Operário:
Quando ele perdia um jogo, sua torcida subia para o centro da cidade com a do Operário perturbando. Dona Benedita, esposa do Miguel Cury, era uma apaixonada. Sempre que ia ao campo, levava um guarda-chuva para protegê-la de chuva ou de sol. Em suas mãos, ele era uma verdadeira arma que ela brandia sobre as cabeças de torcedores operarianos que a provocavam Isto passou a ser um fato histórico em nossa cidade.
Bons e felizes tempos aqueles em que a cidade pôde contar com dois excelentes times de futebol.

Comentários

Noel Cerqueira disse…
Essa arquibancada caiu durante um vendaval - ali pelos anos cinquenta
Cheguei a entrar no seu interior - espécie de porão. Guardei na lembrança a existência de uns pesos para exercício muscular.Assisti muitos jogos, alguns na companhia do meu pai.Grata lembrança..obrigado.
Jefferson Del Rios Vieira Neves disse…
Um caso sociológico típico: - um clube operário sem operários.

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.