OS 50 ANOS DA TURMA DE 1965 DA ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE OURINHOS


Em finais dos anos 1930, estavam dadas as condições para a criação do curso secundário em Ourinhos,  pois havia se formado na cidade a "Sociedade Expansão Cultural de Ourinhos", que tinha como um de seus objetivos "construir um prédio próprio para o estabelecimento do ensino secundário", entregando-o a "pessoa idônea que se proponha organizar e dirigir um estabelecimento de ensino secundário para ambos os sexos".
Essa pessoa foi o  professor José Augusto de Oliveira, natural de Cravinhos,  com experiência na criação e  direção de estabelecimentos de ensino em várias cidades.
Em 26 de fevereiro de 1939, foi lançada a pedra fundamental do primeiro ginásio de Ourinhos, tendo sido iniciadas as aulas da primeira turma nesse mesmo  ano, em prédio provisório.
Em Ourinhos, o professor José Augusto encontrou na pessoa do jovem advogado João Batista de Medeiros, o auxiliar ideal para dirigir o estabelecimento de ensino criado. Os dois foram além da proposta inicial e, em  1946, criaram o  a Escola Normal Livre destinada a formação de professores para o curso primário, sob a direção do drº Medeiros.  
Em 1948, foi anunciada a criação do Curso Técnico de Contabilidade, sob inspeção federal, em turno único noturno, que começaria a funcionar no ano seguinte.
Com a instalação do curso ginasial estadual em 1948 e, posteriormente, do curso normal, o Instituto Educacional de Ourinhos, recém criado para abrigar os cursos ginasial, normal e técnico não teve condições de se manter, tendo a sociedade que o mantinha sido extinta. Com isso, o curso técnico continuou a funcionar, sendo mantido pela prefeitura e sob a direção do professor Jorge Herkrath que mais tarde  venceu a concorrência aberta pela prefeitura em 1954. A gênese da Escola Técnica de Comércio de Ourinhos, acampada pelo profº Jorge,  foi minuciosamente narrada pelo jornalista  José Carlos Marão em artigo do "Correio de Notícias", de 25-12-1957, publicado neste blog sob o título "RELEMBRANDO... A ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE OURINHOS , A "ESCOLA DO JORGINHO"
No próximo dia 16 de dezembro, a formatura da turma de 1965, da Escola Técnica de Comércio de Ourinhos, completará 50 anos. Como integrante dessa turma, homenageio aqui o professores Jorge Herkrath, Hermilo Coelho Tupiná, paraninfo,  e Carlos Nicolosi, patrono. Aos integrantes dessa turma meus parabéns pelo cinquentenário e muitas saudades de uma turma unida, que tornou possível uma das mais bem organizadas festas de formatura e um baile que ficou na história. 


"Os alunos da 3ª série do  Curso Técnico da E.T. C. desta cidade promoveram para si e convidados um suculento churrasco na fazenda do sr. Tufik Zaki gentilmente cedida pelo proprietário aos contadorandos deste ano. Entre comes e bebes, improvisou-se brincadeira dançante bastante movimentada. Passaram-se,  sem duvida, uma excelente tarde de domingo, ao soprar da brisa campestre. Prometem os formandos novas churrascadas para breve." "O PROGRESSO DE OURINHOS", 23-11-1965.




Os professores Luis Carlos Althoff, Carlos Nicolosi e Harugi Seno 


José Carlos Neves Lopes, orador da turma, à direita o prof. Hermilo Coelho Tupiná, paraninfo.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.