EMÍLIO DE LEÃO




Quando criança e adolescente ouvia em casa de meus pais e de meus avós muita prosa sobre Emílio de Leão e seus feitos. Infelizmente pouquíssima coisa ficou na minha memória. 
No arquivo de meu pai, há uma foto de Emílio Leão e sua família (a esposa e os filhos Ester, Moacir e José) na varanda de sua casa. Embora não seja uma "boa" foto, serve para registrar a memória desse personagem controverso. 
Sei que ele era tio do drº Hermelino de Leão, que foi prefeito de Ourinhos em três ocasiões.
Era um homem baixinho, o que a foto deixa claro. Dizem que tinha um  temperamento violento.
Associado aos cunhados Rodopiano Leonis Pereira (que também foi prefeito da cidade) e Joaquim José de Bittencourt, fundou uma fábrica de macarrão, tida como a primeira indústria de Ourinhos.  
Por muitos anos, antes da construção de uma nova ponte do Rio Paranapanema (a que havia fora derrubada durante a Revolução de 1924) foi o proprietário da balsa que fazia a travessia do Paranapanema.
Em depoimento ao jornalista Jefferson Del Rios, autor do livro "Ourinhos - Memórias de uma cidade paulista",  João Ferreira de Campos, o "João Sentado", um dos primeiros motoristas de praça de Ourinhos,  assim caracterizou Emílio de Leão:

 "Ele era um homem muito bravo mas muito bom. Era fazedor de caridade, mas muito quente. Comigo ele era uma beleza. Era um homem baixinho".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.