AS VELHAS LOCOMOTIVAS


Acredito que em breve o pátio ferroviário de Ourinhos deixará de atravessar a cidade, abrindo espaço para uma locomoção mais ágil da enorme quantidade de veículos que circulam por suas ruas.Com isso, perde-se uma forte ligação com a origem da cidade, restando tão somente relíquias desse passado que devem ser coletadas e expostas num museu ferroviário.Há material para tanto. Espero que a nova gestão do prefeito Toshio preocupe-se com isso.A foto, entre as muitas que meu pai fez de locomotivas, mostra-nos dois momentos: uma antiga locomotiva a vapor modelo G12, de origem alemã, das últimas a circular na RVPSC e a sua substituta, a diesel, modelo 665.

Despeço-me dos leitores (as) desta coluna pelas páginas da "Folha de Ourinhos", jornal cinquentenário, do qual orgulho-me de ser colaborador, tão eficientemente conduzido pelas irmãs Farah.

Desejo a todos (as) um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de realizações.
Foto por Francisco de Almeida Lopes

Comentários

Anônimo disse…
CARO AMIGO , GOSTARIA DE CORRIGIR A RESPEITO DO MODELO DA LOCOMOTIVA A DISEL DA FOTO , TRATA SE DE UMA LOCOMOTIVA G12 DE FABRICAÇÃO GENERAL MOTORS EMD ,ORIGEM AMERICANA ,JÁ A LOCOMOTIVA A VAPOR AO LADO TRATA-SE DE UMA MIKADO 2-8-2 EX E.F.SOROCABANA