A "IGREJA VELHA"

A "nova" Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus começou a ser edificada na segunda metade dos anos 1940. A partir da decisão de se erguer uma nova "Matriz", ( junho de 1943) a antiga, na praça Melo Peixoto, nem ao menos uma reforma sofreu. Pela foto de hoje, verificamos seu triste estado exterior; na parte interna o desgaste era menor.
A cobertura da nova igreja possibilitou que cerimônias religiosas fossem também ali realizadas:uma de minhas tias casou-se em 1953, na "Igreja nova", meu avô teve missa de sétimo dia em janeiro de 1955, na Igreja velha". E assim continuou até a decisão de se por abaixo a "velha". Decisão que até hoje todos os católicos da cidade, que a conheceram, lamentam profundamente.
Ao lado da "Igreja velha" havia, desde 1927, a famosa "Pensão e Bar Central", de propriedade de Luiz Toledo Ordonhes, cuja placa se vê na foto.

Comentários

Anônimo disse…
(de tiavonete)
Ainda bem que há pessoas como voce, o Wilson Monteiro, o prof.Norival, o Jefferson Del Rios e outros, que ajudam a preservar a História de Ourinhos. Parabéns e continue sempre. Como é bom reviver essa História.
cristiano disse…
ola jose carlos...como vai
me chamo Cristiano Toledo Ordonhes sou bisneto do Luiz toledo Ordonhes que vc cita nesta postagem , fiquei feliz por saber mais sobre meu bisavo,e tb saber que ele era proprietario desta pensao, pouco sei a respeito dele...grande abraço

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.