PASCHOALICK E O NOVO CORETO



A foto é de alguma cerimônia na gestão do prefeito José Maria Paschoalick (1956-1959). Pelo número de autoridades presentes pode ser até a da inauguração da nova praça Melo Peixoto, completamente remodelada na sua gestão.
Um novo coreto, de linhas modernas, substituiu o anterior , de 1927. Agora havia um amplo espaço à frente do coreto para abrigar concentrações cívicas. Nesse novo coreto, o marechal Lott fez o seu discurso durante a campanha presidencial de 1960.
A maior parte das árvores da praça fora cortada, removidos para outras praças os bancos com encosto (ainda lá se encontram hoje) Também os belos postes de ferro trabalhado foram substituídos por outros de linhas retas. Como era moda naqueles anos, foi instalada uma fonte luminosa que oferecia espetáculos de água e luz à noite.
O "footing" ainda subsistiu nos anos 1960 e espaço para isso havia bastante na nova praça.
Paschoalick, que teve uma gestão bastante conturbada, pois a UDN não lhe deu trégua, havia sido professor do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá. É a figura em destaque na extremidade direita da foto, entre o juiz Windor e o promotor Bastos. No palanque estavam também Antônio Luiz Ferreira, Esperidião Cury, Domingos Camerlingo Caló, profº Jorge Herkrath e José Del Ciel Filho.
Foto por Francisco de Almeida Lopes

Comentários

Anônimo disse…
Caro José Carlos:-

Eu estava lá ! Assisti a re-inauguração da Praça Mello Peixoto. Acompanhei o seu fechamando. No dia anterior, eu e o "Janjão" - filho do Antônio Soares, da farmácia - entramos no lago anterior e pegamos muitos peixinhos vermelhos, sob os olhares "tristes" do dedicado zelador. Posso ainda repetir os versos de Castro Alves - que o prefeito José Maria Paschoalick pronunciou na abertura do seu discurso:- "A praça, a praça é do povo, assim como, o seu é do condor". Parabens pela matéria !

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.