A PRIMEIRA TURMA DO TIRO DE GUERRA


















Jairo Teixeira Diniz , é um dos poucos remanescentes da primeira turma do Tiro de Guerra de Ourinhos, da qual foi o primeiro colocado. Com ele serviram entre outros: Oriente Mori, Alvaro Cretuchi, David Gomes de Souza (parente do Brigadeiro Eduardo Gomes), Alcides Macedo Carvalho, Humberto Rosa, Paulo Matachana, Helio Cerqueira Leite, Assad e Aniz Abujamra, Dirceu Correia Custodio, Mizael Olympio de Almeida, Julio Zaki Abucham, Aparecido Nascimento e José Cardoso.
Essa turma foi criada no dia 3 de outubro de 1938.O Sargento Instrutor era Josias Silva.
Jairo Diniz foi um dos primeiros locutores da ZYS-7 Rádio Clube de Ourinhos, inaugurada no dia 20 de novembro de 1948, nela atuando até 1956, sob o pseudônimo de Norton Cunha. Jairo foi também Funcionário da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná onde foi colega de meu pai.
Graças a uma monografia por ele elaborada, temos um relato fiel de todos os acontecimentos relacionados com a primeira turma do Tiro de Guerra. Merece uma publicação.
Creio ter sido a turma mais fotografada. Além de algumas fotos de desfile feitas por meio pai, inclusive a comemorativa da elevação de Ourinhos a Comarca, há três outras de cerimônias oficiais: a da Páscoa dos Militares, a do Compromisso à Bandeira e esta, cuja ocasião não consegui ainda identificar.
Trata-se de foto realizada por Frederico Hahn em frente ao antigo prédio da Prefeitura, localizado na avenida Altino Arantes, onde hoje se encontra um posto de gasolina.
Em primeiro plano está o 1º Tiro de Guerra; na foto também pude identificar :
Zico Nicolosi, Alberto Matachana, Moacir de Melo Sá, Drº Ovídio Portugal de Souza,Alfredo Devienne, José da Cruz Thomé e José das Neves Júnior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.