O BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO - BANESPA, EM OURINHOS


A origem do Banco do Estado de São Paulo  remonta a 1909, sob a denominação de Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo, com capital social francês e estatal. Em 1919, o seu capital foi nacionalizado, tornando-se o governo estadual paulista seu acionista majoritário. 
Em 4 de novembro de 1926, na gestão de Altino Arantes,  passou a denominar-se Banco do Estado de São Paulo, ocasião em que houve aumento do capital social e subscrição pelo Tesouro do Estado e pelo Instituto do Café de 98% do novo capital. 
Aos poucos o banco estadual paulista foi abrindo agências nas principais cidades do interior. A agência de Ourinhos foi criada em meados dos anos 1940.
A sede do Banespa, então o mais alto edifício de São Paulo, foi inaugurada em 1947.


No início de 1995, o Banespa foi "federalizado",  e  após o seu saneamento, ocorreu a sua privatização em novembro de 2000. O Grupo Santander Hispano obteve o  controle acionário do Banespa, após adquirir no leilão 60% das ações com direito a voto. A denominação passou ser Santander Banespa e, posteriormente, apenas Santander.
Em Ourinhos, o Banespa abriu a sua agência nos anos 1940, tendo funcionado durante muitos anos, num prédio sito à Rua Arlindo Luz, cuja entrada se vê na foto abaixo:



Foto de autoria desconhecida - Acervo de Francisco de Almeida Lopes

Nessa foto vemos sua equipe inicial, na qual identificamos: Walter Hildebrandi, gerente (último à esquerda), Plínio de Campos , Marcos Reginato (último à direita na primeira fila), Arlindo Gomes (Cabo Arlindo), último na segunda fila e Evaristo Saraiva, o quarto da esquerda para a direita.
Em 1954, Walter Hildebrandi foi promovido e deixou a gerência da agência de Ourinhos que passou a ser administrada por Antônio Ferreira Batista, até então gerente em Itapeva,
Esta foto de 14 de maio de 1954 mostra essa passagem:


Da esquerda para a direita (3)Antonio Ferreira Batista, (4) Walter Hildebrand,(5) Evaristo Saraiva, (7) Marcos Reginato.
No degrau da porta(3) Arlindo Gomes
Foto de autoria desconhecida .
Alguns anos antes de sua privatização, o Banespa construiu  uma  sede própria, na Praça Melo Peixoto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.