Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2017

SÉRGIO NUNES FARIA (1949-2008)

Sérgio Nunes Faria, falecido em 2008, aos 59 anos, esteve envolvido com teatro desde a adolescência, tendo sido fundador de um grupo teatral em Ourinhos, no final dos anos 1960 -  Grupo de Teatro Amador de Ourinhos - o GRUTAO. Em agosto de 1968, esse grupo participou do Festival de Teatro Amador do Estado, realizado na cidade de Botucatu, sagrando-se vencedor entre os seis grupos concorrentes, na fase eliminatória,  com a apresentação da peça Arena conta Zumbi.O grupo ourinhense levou 6 das 9 premiações:espetáculo,  direção, ator, ator coadjuvante masculino, figurino e cenário. A direção foi de Sérgio Nunes
"Muitos anos depois, em 1993, nascia o Grupo Soarte em Ourinhos, pelas mãos do mesmo Sérgio Nunes Faria, que passou a vida semeando núcleos de teatro pelos lugares por onde andou. O Soarte encenou dezenas de espetáculos, mesclando infantis, musicais, clássicos da dramaturgia universal e temas da cultura popular brasileira, numa produção intensa e diversificada." Fonte: Tertu…

A PRAÇA MELO PEIXOTO E OS AMIGOS

Até meados dos anos 1960, a Praça Melo Peixoto era um local de lazer muito importante na cidade. Depois de sua primeira grande reforma, na administração de Benedito Martins de Camargo em 1937, cada vez mais a população tinha na sua praça o ponto de encontro de amigas (os), o local do "footing" (dar voltas pela praça), do concertos da banda municipal, de um serviço de radio difusão transmitido pelos alto falantes que ficavam no topo do velho coreto, através do qual os rapazes e as moças ofereciam músicas uns aos outros. Ou seja a praça era um ser vivo. Desde meados dos anos 1920, era comum as pessoas se fazerem fotografar sentadas nos bancos da praça. Temos aqui dois exemplos desse costume. (1) ? Tico Migliari (2º) irmãos Tupiná Olímpio e Telésforo (3º e 4º) e Carlos Amaral (5º). Lembro-me dos três últimos: Olímpio, pai do professor Hermilo Tupiná, foi por muitos anos o contador da prefeitura municipal; seu irmão Telésforo, amigo de meu pai, foi comerciante, sitiante e vereador; …

OS 50 ANOS DA FORMATURA DA TURMA DO CIENTÍFICO DO IEHS DE 1966

Graças ao meu amigo Luiz Tanaka, não passará em branco a lembrança da formatura da turma  do curso científico de 1966,  do Instituto de Educação Horácio Soares Esse pessoal foi meu contemporâneo nos anos de ginásio,   portanto, rever rostos de amigas e  amigos,  após tantos anos,  foi um prazer muito grande.  A  turma colou grau, no dia 22 de dezembro de 1966, no salão de baile do Grêmio Recreativo de Ourinhos, como era hábito desde os finais dos anos 1950.

Esses quatro mosqueteiros: Luiz Tanaka, Edson de Oliveira, Nelson Alexandre Fenley, Kazuo Nakashima estudaram juntos ao longo de oito anos (ginásio, técnico e científico.
Na primeira fileira,  identifico  (1) o padre Felipe Dimants, professor de inglês, (3) Maria Teresa Caetano de Barros Carvalho, professora de matemática e Dirce de Almeida, professora de Química



Amigos logo após o início das aulas do último ano de científico (os quatro mosqueteiros)



Logo após os alunos (o quarto, partindo da direita, primeira fileira é Álvaro Potenza) v…