Postagens

Mostrando postagens de Março, 2016

O PRIMEIRO TREM DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO PARANA, MAIS TARDE COMPANHIA FERROVIÁRIA SÃO PAULO-PARANÁ

Imagem
Este mapa publicado na Inglaterra em finais dos anos 1940, nos mostra todo percurso da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná,  de Ourinhos até Rolândia, última estação à época.


As três  primeiras  estações,  ainda  quando a pequena ferrovia pertencia a um grupo de fazendeiros foram   Presidente Munhoz,  Leoflora e  Cambará. 
A partida do primeiro trem da empresa que se chamou primeiramente Estrada de Ferro Noroeste do Paraná e, depois Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, foi um acontecimento de repercussão nacional, sendo noticiada pelos jornais e revistas da época. As revistas  "O Malho" e "A Cigarra", publicaram reportagens com muitas fotos.
O trem partiu de Ourinhos onde recebeu duas bençãos, uma em Ourinhos pelo vigário local, padre David Corso e outra,  já no Paraná, pelo vigário de Jacarezinho, seguindo  então com destino a Presidente Munhoz. De lá, rumo a  Leoflora.


A benção e a partida de Ourinhos.





Partida do trem que levaria a comitiva paulista até Leoflora…

O PREFEITO LAURO MIGLIARI

Imagem
Foto de autoria de Francisco de Almeida Lopes, por ocasião da visita do Secretário da  Educação do Estado de São Paulo quando da inauguração do novo prédio do IEHS. Lauro está entre o prefeito Antônio Luis Ferreira e o profº Rafael Orsi, diretor do do IEHS



Em 1968, o ourinhense Lauro Migliari, foi eleito prefeito. Na época havia a possibilidade de o partido possuir legendas. A Aliança Renovadora Nacional - ARENA tinha três legendas. Desse modo, a eleição para prefeito, em 1968, foi disputada por dois candidatos arenistas: Lauro Migliari e Aldo Matachana Thomé.
Lauro já tinha experiência parlamentar, tendo sido vereador na quarta legislatura (1960-1963) e  presidente da Câmara Municipal (1960-1961. Seu vice era o engenheiro Mithuo Minami.



Essa foto foi publicada pelo jornal "Tempo de Avanço" logo após a divulgação do resultado das eleições de 1968.



Lauro foi o primeiro ourinhense ser eleito prefeito. Jovem, com boa formação educacional, pertencente a uma das mais antigas famílias…

O RESTAURANTE IPÊ

Imagem
Em 1964, no mês de setembro, Ourinhos via inaugurado um empreendimento que fez sucesso ao longo dos anos seguintes,  e que marcou os jovens da minha geração. Esse empreendimento foi o Restaurante Ipê, localizado no último quarteirão da Rua 9 de Julho, à esquerda de quem ia em direção ao Correio. Os responsáveis pelo empreendimento, ao que parece foram Delfino Tossi e Arnaldo Abuhamad, filho de um dos donos do famoso Bar Central, localizado na Praça Melo Peixoto. Em 1966, a sociedade foi dissolvida, retirando-se Delfino que, no ano seguinte, inaugurava o novo restaurante da Rodoviária de Ourinhos, localizada na Rua São Paulo. A edição de 9-7-1967 do jornal "O Progresso de Ourinhos", noticiava:
Estivemos em visita à rodoviária local. Quem viu aquilo antes e vê agora ... Tudo novo, limpinho feito com gosto, com carinho. Um lugar convidativo "Milhões" foram gastos e o sr Delfino Tossi (doutor no assunto) conseguiu, como num passe  de magica dotar  Ourinhos de mais um decentíssi…