31.5.08

MEMÓRIAS DO IEHS



Em continuação, com algumas informações fornecidas pelo profº Norival:


Luiz Gonzaga Diniz foi . Foi o 5º Diretor do Ginásio Estadual de Ourinhos. Era de Cambará, já falecido.
Francisca de Medeiros de Trabalhos Manuais Femininos, irmã do Dr. João Batista de Medeiros.
Esmeralda Rocha, professora de inglês.
Diva Leonis, foi a paraninfa da turma . De família ourinhense, filha de Rodopiano Leonis. Minha primeira professora de Geografia. Uma grande educadora .
Isnard Rocha, ligado à Igreja Metodista local.

30.5.08

OURINHOS EM 5 MOMENTOS


Encerrramento Desfile 7 de setembro, 1942 , no campo do Operário (FAL)
Alzirinha Matachana e os alunos do Ginásio de Ourinhos (FAL)
Ourinhos, em 1949.

Bloco dos Ferrari.
Uma das mais belas fotos dos famosos blocos carnavalescos. Aqui temos o Bloco dos Ferrari, fotografados num dos estúdios da cidade: José Camargo (Laboratorio Oswaldo Cruz) e Olimpia (Linda)Camargo, Antonio Ferraz e Alba Ferrari Ferraz, Nilo Ferrari e Luiza Moia Ferrari, Ivo Ferrari e Irene Crivelari Ferrari e Armando de Oliveira (Bigota) e sua esposa Leonor (Lola). Foto do acervo de Francisco de Almeida Lopes
Donato Sassi em visita à 1ª FAPI (FAL)

27.5.08

OURINHOS EM TRÊS DÉCADAS

Praça Prefeito Camargo, em 1951Ginasianas, em 1941, rua Souza Soutello
Ginasianos, em 1959
Vista aérea a partir do cimo da matriz, anos 1950Rodoviária e Bar do Brisola, anos 1950
Praça Melo Peixoto reformada pelo prefeito Paschoalick, 1959
Balneário Diacuí, na beira do Paranapanema, anso 1950
Comício de Carvalho Pinto, 1958
Alunos do Pré-Primário do Colégio Santo Antônio, 1954
1ª campanha de Domingos Camerlingo Caló


19.5.08

MEMÓRIAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO HORÁCIO SOARES DE OURINHOS - 1953


No programa da da turma de bacharelandos do  Colégio Estadual de Ourinhos, de 1953,  vemos quatro  professores e uma  funcionários da escola secundária mais antiga de Ourinhos, que completou 60 anos em  2008:

Secretária: professora Maria Aparecida Silveira, dona Cidinha.
Lembro-me bem dessa mulher tão simpática, que morou muitos anos próxima de nossa casa, nas imediações da praça prefeito Camargo. Na época, o cargo de secretário de escola era muito cobiçado, pois abaixo do diretor era o mais importante na administração de um estabelecimento de ensino.




Professores:

Norival Vieira da Silva, de família que se estabeleceu em Ourinhos, nos anos 1930, vindo de Santa Cruz do Rio Pardo. Seu pai, Tertualiano foi comerciante na rua Paraná e membro da Associação Comercial de Ourinhos. Eram vários irmãos, Tertualiano, Miguel, Antonio, e uma única irmã. Falar do professor Norival é voltar ao passado escolar de Ourinhos. Esse professor tão querido de todos os seus ex-alunos exerceu também o jornalismo, tendo militado igualmente na política local. Foi, com certeza, o mais popular de todos os mestres da escola sexagenária. Tive a felicidade de tê-lo entre os meus professores do curso ginasial.
Alberto Braz - Filho dos pioneiros Adriano José Braz e Elisa Fernandes Grillo, portanto, primo dos Cury, Vara e outros tantos Fernandes. Foi outro professor muito estimado por seus alunos, não cheguei a tê-lo como meu mestre. Também exerceu a política local.
Francisco C. P. Júnior (Apelidado Padre Chico), professor de Latim, que,  segundo Norival, era  muito brincalhão.
Paulo Fernandes, professor de Desenho, filho de pintor famoso.




Nesta outra foto vemos:
Dirce Alvarenga Fóz, remanescente do antigo Ginásio, em sua fase privada.
Marina Moraes, professora de música.

Miriam de Morais, professora de Educação Física, uma mulher muito bonita, elegante. Residia na Altino Arantes, em frente a SAE, se não me falha a memória. Quando ingressei no ginásio ela ainda era professora dessa disciplina.
Drº Salem Abujamra, de antiga família ourinhense, foi inspetor federal de ensino por muitos anos.
Silas de Morais, de antiga família ourinhense, professor de educação física. Foi meu primeiro professor dessa disciplina. No ano seguinte, removeu-se e chegou o professor Jairo, revolucionando as aulas dessa disciplina.
Guiomar Vara, funcionária da escola, filha do Chico Vara, antigo comerciante na rua Paraná, casado com Elvira Fernandes Grillo. Guiomar foi casada com Flávio Menezes. Diz minha mãe que foi uma das mais belas moças da sua geração. Durante algum tempo foi nossa vizinha na Arlindo Luz.

4.5.08

OURINHOS EM 1956















Graças a uma gentileza de Fred Bessa, temos aqui essas fotos de Ourinhos, no ano de 1956. São de um pequeno álbum feito pelo Foto Sakai, saudoso Sakai.