29.1.06

O TIME DOS GORDOS



Essa é uma foto interessante, tendo como cenário o campo do Ourinhense. A quase totalidade dos rostos me é familiar e povoou a minha infância.
Foto por Francisco de Almeida Lopes

O GINÁSIO DE OURINHOS
















O primeiro ginásio de Ourinhos foi obra do profº José Augusto de Oliveira, natural de Cravinhos, que veio para Ourinhos em 1938. O prédio destinado ao ginásio foi erguido num dos limites da cidade e era rodeado por cafezais. Mais tarde foi integrado à rede estadual, com o nome de Horácio Soares.
O jornal "A Voz do Povo" noticiava, em 30 de março de 1940, que portaria baixada pelo Ministro da Educação autorizava o funcionamento das aulas do curso fundamental do Ginásio de Ourinhos. O número de alunos matriculados no curso ginasial era de 95, havendo duas turmas para a 1ª série. Na verdade foram foram constituídas 3 classes de 1ª série (A, B e C). Havia uma classe de 2ª série,  a  da primeira turma do Ginásio de Ourinhos. Essa turma iniciara suas aulas num prédio provisório, em 1939. Eram eles: Alaide Carvalho, Alice Teixeira, Anair Ferreira, Analco Ono, Anezia Teixeira, Celia Gonzales Vicente, Elza Nascimento, Emilia Gomes de Freitas, Felix Vilchez, Geraldina Vilchez, Helio Migiliari, Heni Gião, José Mauro Gomes de Matos, Julio Assao, Joaquim Rodrigues Berto, Lucia Prado, Luiza Teshima, Maria Nazaré Brás, Maria Teresinha Galvão, Nilda Ferreira, Newton José Santos Soares, Oswaldo Devienne, Pedro Ostronoff.
Na foto, o profº José Augusto é visto com óculos escuros. Ao seu lado (à direita), o drº João Batista de Medeiros, na época também professor do Ginásio, seguido pelo profº  Pedro Alves dos Anjos, que deixou posteriormente Ourinhos junto com o profº José Augusto. foram para Itapetininga onde fundaram um outro ginásio. Foram semeadores de escolas.