Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2015

UMA MISSA CAMPAL EM MEADOS DOS ANOS 1940.

Clique sobre a foto
Esta foto, de autoria desconhecida, nos mostra a realização de uma missa campal, ao que parece. Percebemos que há um altar com muita ornamentação, nas escadarias da igreja. O sacerdote padre está distribuindo a comunhão aos fiéis.   Percebe-se a presença de um grande número de Filhas de Maria, todas vestidas de branco. Essa irmandade, a Congregação Mariana e o Apostolado da Oração, se faziam presentes no cotidiano das igrejas católicas. É o que  pode constatado  nessa foto,  onde se fazem presentes representantes das referidas irmandades. Ladeando o padre, que está distribuindo a hóstia, estão dois Irmãos do Santíssimo trajando a  "opa" (capa na cor rubra) e carregando uma espécie de tocha. Esta cerimonia  deve ter acontecido num domingo, pois a Casa Zanotto é vista com suas portas fechadas.  Essa foto deve datar de meados dos anos 1940. O trabalho O ENCANTO DA FITA AZUL: “memórias trajadas” das Filhas de Maria, apresentado por  Maria Lucelia de Andrade (mestranda…

O GRUPO ESCOLAR JACINTO FERREIRA DE SÁ

Clique sobre a foto
Até 1938, o grupo escolar de Ourinhos localizava-se na Rua Paraná, no lado direito de quem nela entra pela Praça Melo Peixoto. Era um prédio pequeno que, na década de 1930, já não dava conta da demanda escolar do município.  


Alunos do primeiro Grupo Escolar de Ourinhos
Nesta foto de seu acervo, meu pai anotou os seguintes nomes: Rolando Vendramini, Aspazio Azevedo, drº Dabus, Paulo Rolim, Barleto e Migliari. Pela fisionomia identifico, o Rolando que foi gerente do Banco Mercantil, o segundo da esq para a dir, o quarto deve ser o drº Dabus, o sétimo, Migliari.  É uma foto dos anos 1920. 


Clique sobre a foto
Nessa década criou-se o Sistema Municipal de Ensino do município que passou a atender principalmente a demanda existente na zona rural.  A construção de um novo prédio estadual foi obra da gestão do prefeito Benedito Martins de Camargo,  e área escolhida foi a esquina da Rua 9 de Julho com a Sergipe (atual Expedicionário). Com a edificação do novo prédio foi possível at…

AS HOMENAGENS DE OURINHOS AOS SEUS EXPEDICIONÁRIOS (1945)

Esta é uma das várias fotos feitas por meu pai por ocasião da homenagem que a cidade prestou aos expedicionários ourinhenses. Ao vê-la, vieram-me à memória fragmentos de outras fotos que se encontram desaparecidas. Esta foi tirada a partir do primeiro andar do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá, mostrando parte da multidão que lá se postou para assistir à missa e às homenagens prestadas. O altar foi erguido na confluência da Rua 9 de Julho com a Expedicionário, denominação que a rua recebeu naquela ocasião. Transcrevo abaixo texto das reportagens minuciosas de "A Voz do Povo", de 12-5-1945




"Ourinhos, comemorando o término do conflito no velho continente, promoveu, nas noites do dia 5, sábado, e dos dias 7 e 8, segunda e terça-feiras, empolgantes e entusiásticas manifestações, nas quais, tomaram parte, as autoridades locais, as associações e o povo em geral. Desde o cair da tarde do dia 5, girândolas e rojões espoucando pelo espaço, anunciavam a grande concentração que se …

OURINHOS, FINAIS DOS ANOS 1950 - A ALMA DAS COISAS

Primeiro domingo do mês de agosto de 2015.  Liguei o computador para preparar a matéria do próximo domingo, 9 de agosto. A descoberta de mais de vinte fotos feitas por meio pai em épocas diversas  deixara-me agitado desde o dia anterior. Qual seria a primeira a ser restaurada? Num bater d'olhos sobre o conjunto, o coração bateu forte  para com uma vista aérea do final dos anos 1950 (vê-se a propaganda de Carvalho Pinto num dos muros). Como já havia feito no início dos anos 1940 em relação à "Igreja Velha", meu pai subiu os degraus que levavam à torre da "Igreja Nova" para fazer fotos áreas da cidade. Eu somente tinha conhecimento de uma delas, a que captava o ângulo da Vila Odilon com o horizonte a perder de vista em direção ao Paraná. Agora  o olhar do fotógrafo voltou-se para o outro lado, selecionando  um aspecto que lhe era caro, o que se inicia na esquina da Antônio Carlos Mori   com Rio de Janeiro  e se perde no horizonte em direção à "estrada oficial&quo…

RONDHA FLEMING EM OURINHOS

A atriz norte-americana Rondha Fleming completará no próximo dia 10 de agosto, 92 anos. Natural da Califórnia (EUA), a atriz possui uma atrativa página oficial na web http://www.rhondafleming.com/, na qual ficamos sabendo que  é dona de uma voz de qualidade,  podendo ser ouvidas lá 7 belas canções que integram um long-play gravado em 1958. Residindo atualmente em Los Angeles, Rondha lá mantém um Centro Médico que atende mulheres com câncer. Uma das mais belas atrizes de Hollywood nos anos 1940 e 1950, esteve no Brasil para a filmagem de "Pão de Açúcar" (1964), no qual contracenava com o galã italiano Rossano Brazzi (1916-1994).  No site http://www.tcm.com/this-month/article/453446%7C373942/Instant-Love.html encontra-se  um resumo dessa produção,  que teve parte das cenas filmadas na Fazenda Califórnia em Jacarezinho (PR) (1963). Producer: Martin B. Cohen Director: Paul Sylbert
Screenplay: Guilherme Figueiredo (play), Francis Swann
Cinematography: Amleto Daisse, Osvaldo Cruz Kemeny, …