Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2015

ADRIANO JOSÉ BRAZ (1886-1958)

Na foto, de pé, da esquerda para a direita: Helena Braz Vendramini, Maria Braz, Adriano José Braz, Eliza Fernandes Braz, Oslavia Braz Leonis e Alberto Braz
   Sentados, da equerda para a direita: Adair Braz Marques, Alipio Braz, Edméa Braz Rojo Sola e Dejanira Braz Bacile
Natural de Vilar de Rei, Portugal, onde nasceu em 14 de fevereiro de 1886, Adriano José Braz  veio ainda pequeno para o Brasil, em companhia de seus pais e irmãos. Os pais retornaram logo para Portugal, e os filhos aqui permaneceram cada qual tomando o seu rumo. Adriano aprendeu a ler  sozinho, sendo hábil em cubicar madeira, Desde cedo reconheceu a importância da educação para o progresso na vida. Veio para Ourinhos em 1914, já casado (1910) com Elisa Fernandes Grilo, filha do pioneiro José Fernandes Grilo. O casal tinha dois filhos nessa ocasião: Maria (dois anos, e Alberto ( seis meses, que foi  casado com Eunice Brito). Em Ourinhos já residiam seus sogros, cunhados e cunhadas. Os outros  filhos e filhas nasceram na cida…

O ÁLBUM DE FOTOS DE HELENA E OVÍDIO PORTUGAL DE SOUZA

Helena fotografada pelo marido em casa e na primeira clínica







Fotos da primeira clínica


Helena criança

Lua de mel na praia


RAPHAEL ORSI FILHO(1918-1993), DIRETOR DO IEHS (1959-1961)

Estamos próximos do centenário de nascimento de Raphael Orsi Filho, educador que esteve à frente do Instituto de Educação Horácio Soares, de 1959 a 1961. Filho de Rafael Orsi e Benedicta Fiusa Orsi, nasceu em Tatuí em 2 de julho de 1918. Fez o curso primário em São Paulo, no Colégio Rio Branco, em regime de internato. Os cursos ginasial e secundário foram realizados no Instituto de Educação "Barão de Suruí", em Tatuí. Aos 18 anos, ingressou na Marinha, onde fez a Faculdade de Educação Física da Marinha Mercante.




Retornando a Tatuí, prestou concurso para professor da rede estadual de ensino e, posteriormente o concurso para diretor de escola. Casou em primeira núpcias com Darcy Pimentel, com quem teve o filho José Roberto Orsi. Após o rompimento do primeiro casamento, O professor Orsi transferiu-se para Assis, onde conheceu Eunyce Nobile (1953), que fazia o curso normal naquela cidade. Passaram a ter uma vida em comum, sem ser casados. Em 1955, tiveram a filha Maria do Carmo, hoje …

ARMANDO D'ANDREA (1914-2015)

Deixou-nos após uma longa existência,  na qual esteve ativo até bem próximo do centenário, Armando D'Andrea. Foi casado com Irene Bassi, já falecida. Deixa os filhos Armando e Arnaldo, noras e netos. Armando d'Andrea exerceu o comércio em Ourinhos por mais de 70 anos! Era o membro mais antigo  do Rotary Clube local. Foi um dos fundadores da União Democrática Nacional na cidade, embora nunca tenha exercido cargo político. Foi também um dos fundadores do jornal "Correio de Notícias", órgão de orientação udenista. Sua esposa Irene, das famílias Facini e Bassi,  foi uma das mais belas  jovens de sua geração. No Rotary Clube, ao lado de outras voluntárias desenvolveu intensa atividade de cunho assistencial.  Armando está nessa foto trajando um terno branco, é o quinto da direita para a esquerda, sentado no sofá; Irene é a última à esquerda. 
Da esquerda para a direita, sentados,  estão:  1 - Irene Faccini Bassi D'Andrea 4 - Rossano Brazzi 7 - Armando D'Andrea 8 - Marisa Fer…