Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2015

A QUASE CENTENÁRIA IGREJA METODISTA DE OURINHOS

Este ano a Igreja Metodista de Ourinhos completará 100 anos!
O movimento metodista remonta à primeira metade do século XVIII, tendo iniciado graças ao sacerdote  John Wesley, que buscava uma renovação dentro da Igreja Anglicana. Após a sua morte, é que surge a Igreja Metodista. O metodismo teve uma penetração grande no sul dos Estados Unidos, no século XIX..  No Brasil, sua presença data da segunda metade do século XIX. O primeiro núcleo foi fundado pelo pastor Junius Estaham Newman na Província de São Paulo, o chamado "Circuito de Santa Bárbara", em 1871. (em http://5re.metodista.org.br/ , há um bom resumo sobre a a história do Metodismo). Em Ourinhos, o  núcleo inicial, segundo o reverendo João Francisco Ricardo Baptista,  era constituído por um grupo de 10 pessoas que se reuniam numa casa próxima à estação ferroviária.  Jacinto Ferreira de Sá doou, em 1915,  um terreno na Rua São Paulo para a construção do templo. A inauguração do templo se deu em 13 de junho de 1915. O crescim…

JULIO ZAKI ABUCHAM E O BAR PAULISTA

Considero o artigo publicado no semanário "A Voz do Povo", de 25 de fevereiro de 1939, uma obra prima. A descrição  do que se passava no interior do Bar Paulista feita pelo autor é tal qual um instantâneo feito por um fotógrafo detalhista. 
É também uma bela homenagem à figura de Julio Zaki Abucham, o caçula dentre os homens da família. Uma ode à sua simpatia que pude conhecer  de perto.
Infelizmente  o autor utilizou um pseudônimo, e assim nunca saberemos quem era.

O Bar Paulista ficava na Praça Melo Peixoto ao lado da Igreja Matriz. Foi inaugurado no ano de 1938. João e Júlio Zaki estavam no comando, contando com o auxílio competente das irmãs Budai, Maria e Júlia. A primeira, com seu sorriso franco sempre estampado no rosto. O bar tinha charme: longas prateleiras nas paredes laterais e central; o caixa do lado esquerdo, mesas espalhadas pela área central. À direita ficava o balcão do café. Tornou-se um ponto de encontro de gerações de toda condição social, até os anos 1970. …

O INÍCIO DO CALÇAMENTO DE OURINHOS - 1948

Sábado, 4 de setembro de 1949, o jornal "A Voz do Povo" publicava em primeira página a notícia que a empresa Luiz Bicudo Júnior, dera início ao calçamento das via públicas, conforme contrato assinado ente essa empresa e a Prefeitura de Ourinhos, que tinha à frente o prefeito Cândido Barbosa Filho, eleito em 1947 pela coligação entre o Partido Social Progressista e a União Democrática Nacional. O contrato fora assinado no salão de festas do Grêmio Recreativo de Ourinhos, no dia 19 de agosto de 1948,  contando com numerosa assistência. Aos presentes foi servida, "em regozijo, uma profusa taça de champanhe". As obras foram iniciadas na Rua Paraná, principal artéria da cidade. O governo do estado concedeu frete livre para o transporte do paralelepípedo a ser utilizado no calçamento. Seriam pavimentadas 60.000 m2 de vias públicas.
Era a concretização de um sonho dos munícipes, tão pleitado quanto postergado desde os anos 1930.



Foto: autor desconhecido (pelo data, acredito que…

OURINHOS E AS FERROVIAS

Ao que tudo indica, Ourinhos vive a hora da verdade no que diz respeito a malha ferroviária que corta a cidade. Cidade que nasceu em função do café,  teve  duas ferrovias cortando o seu perímetro urbano. Até o final dos anos 1950, o cafezal dos Ferreira de Sá e dos Soares ainda faziam limite com a área urbana. O que restou da Fazenda Múrcia, situada no lado oeste da cidade,  foi loteada, surgindo assim novos bairros. 
Quem mais resistiu no tempo foi o restante dada propriedade cafeeira de Jacinto Ferreira de Sá, no lado leste,  hoje já rodeada pela área urbana. Do leito ferroviário da Sorocabana, já na segunda metade dos anos 1920, partiu a ferrovia que demandava o Norte do Paraná - a Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, passando por terras de Horácio Soares e seguindo até a divisa com o Paraná. O centro de Ourinhos, com esse traçado ferroviário,  acabou tendo o formato de uma  ferradura, como pode ser observado nesta foto. Foto do início dos anos 1970 - autoria desconhecida.

Ou seja, ess…