Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2014

A INAUGURAÇÃO DA NOVA PRAÇA MELO PEIXOTO, EM 23-6-1958

Edição de foto de Cartão Postal Colombo (1958)

A inauguração da nova Praça Melo Peixoto, em 22 de junho de 1958,  foi noticiada com muita ironia pelo mais recente jornal da cidade, o Diário da Sorocabana, que fazia oposição à gestão do prefeito José Maria Paschoalick. As obras duraram dez meses.
24-6-1958


"Na festa noturna, ou inauguração propriamente dita da praça Melo Peixo­to foram queimadas 21 caixas de fogos (também pagas com dinheiro da prefeitura). Paschoalick aproveitou alguns números preparados pela colônia colônia japonesa para a festa do cinquentenário da imigração nipônica (.....)."
(Fonte: http://www.tertulianadocs.com.br/) Paschoalick havia concorrido  pelo Partido Social Progressista, criado por Ademar de Barros.   A praça ficou repleta de pessoas que desejavam admirar a tão esperada fonte luminosa, em moda na época.  Foram substituídos todos os bancos; os novos não tinham encosto. Também foram trocados os postes de ferro trabalhado. A praça ganhava um "espaço c…

O LIONS CLUBE DE OURINHOS

O fundador do Lions Clube Internacional foi o empresário americano Melvin Jones. O primeiro Lions Clube foi criado em 1917.


No Brasil, o leonismo foi introduzido em 1952, com a criação do Lions Clube do Rio de Janeiro. O Lions Clube tem  por objetivo: "Organizar, constituir e supervisionar clubes de serviço que serão conhecidos como Lions Clubes. Coordenar as atividades e uniformizar a administração dos Lions clubes. CRIAR e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra. INCENTIVAR os princípios do bom governo e da boa cidadania. INTERESSAR-SE ativamente, pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade. UNIR os clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua . PROMOVER um fórum para a livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos associados no clube. INCENTIVAR as pessoas bem intencionadas a servir a suas comunidades sem b…

O PRIMEIRO MÊS DE REVOLUÇÃO EM OURINHOS - 1932, POR CONSTANTINO MOLINA

No Acervo TertulianaDocs - Memória em Movimento (http://www.tertuliana.com.br)  há um documento denominado "1º Mês de Revolução em Ourinhos" - 1932. Ele é de autoria do professor Constantino A. Molina, que foi o primeiro proprietário do Externato Rui Barbosa (ele o vendeu no final dos anos 1940, para o professor Aparecido Lemos). Essa escola particular foi a primeira a oferecer o ensino secundário, sob a forma propedêutica, em Ourinhos. Os alunos (as), ao final do ano, iam para São Paulo, onde submetiam-se a exames de avaliação. Eram também oferecidos:  Curso Comercial, de Datilografia e de preparação para exames).  Em 1937, um grupo de alunos fez esses exames na Faculdade Comercial Brasil, em São Paulo. A nota mais alta entre as alunas foi 8, obtida por Rosa Fragão, Ivone Pierotti e Amélia Neves. A mais alta entre os alunos foi 7, obtida por José Fernandes, Hermínio Nogueira e Jairo Diniz. A escola localizava-se na Avenida Altino Arantes, onde hoje é o prédio da CEF. "A Vo…