27.4.13

O SEGUNDO ANIVERSÁRIO DA ZYS7 RÁDIO CLUBE DE OURINHOS (1950)





A ZYS7 Rádio Clube de Ourinhos programou  uma extensa programação comemorativa do seu segundo aniversário. Ela consistiu de:
   18-11   Baile no Grêmio Recreativo de Ourinhos;
   19-11   Apresentação do Regional da emissora no Auditório com as amadoras: Helena Beltrami, Adélia Carneiro e Isolina Erzinian
   20-11   Apresentação no Cine Ourinhos: do  "Jazz Ferrari" Ramiro Marques, bateria e Lino Ferrari, contrabaixo),do pianista Roberto Ribeiro e sua esposa Ceci, que tocou o "Bolero" de Ravel e Carlos  Nicolosi à gaita, instrumento do qual ele era um exímio intérprete;
   Também participou o "Regional" da Rádio sob o comando à harmônica de Chiquinho Saladini, acompanhado de Waldemar Ferreira e Lamartine (violões) e Joaquim na bateria.   
A emisssora, orgulho dos ourinhenses, havia sido inaugurada em 20 de  novembro de 1948.
Mais informações podem ser encontradas on-line numa entrevista muito rica concedida por Jairo Teixeira  Diniz,  que foi o primeiro locutor da emissora, ao jornal "Debate" de Santa Cruz do Rio Pardo 

A foto feita por Francisco de Almeida Lopes nos mostra o local da primeira sede da emissora, no início da  Rua Antônio Prado em ' frente ao Hotel Comercial, em prédio que ainda existe. Na esquina,  vemos a lotérica " A Vencedora". 

TEREZINHA KORTZ ABUJAMRA

Faleceu em Itapetininga, aos 84 anos, a professora Terezinha Kortz Abujamra, que foi casada com Ibrahim Roberto Ribeiro Abujamra. Uma grande professora!
À família, nossos sentimentos.


20.4.13

JANTAR DO ROTARY CLUBE DE OURINHOS NOS ANOS 1940

A meu ver a foto é de um jantar em homenagem ao prefeito de Ourinhos drº Hermelino Agnes de Leão, que está ao centro da foto na mesa horizontal rente às janelas, ao lado de sua esposa Dona Tata. Como ele governou pela segunda vez a cidade  de 1941 a 1945, creio que a foto se situa nesse período, o que também é referendado pelos modelos que as mulheres estão trajando, característicos da primeira metade dos anos 1940. O mesmo pode ser dito quanto aos penteados.
A foto é do acervo da família Abucham, tendo me sido enviada pelo Rico Abucham,  a quem agradeço.



Quanto aos presentes algumas identificações foram possíveis ao se ver a foto numa resolução mais alta:

Clique sobre a foto.



Local: Salão do Grêmio Recreativo de Ourinhos, na Rua São Paulo, prédio ainda existente (em frente a Igreja Metodista).



  • na primeira mesa à esquerda,  rente à parede os irmãos Mariquinha e Alberto Matachana; na outra extremidade me parece ser o drº Alfredo de Almeida Bessa e esposa;
  • na segunda mesa, o terceiro é Silvano Chiaradia ao lado da esposa, Esperança Matachana; a sexta nessa fileira é Aida Abucham, seguida por Henrique Tocalino e esposa, Emília, o 11º é Narciso Nicolosi Fº (Zico) e a esposa Alzira;
  • ainda na segunda mesa na ponta, os irmãos Antonieta e Júlio Zaki Abucham;
  • Na terceira mesa, fileira esquerda, a 5ª é Matilde Zaki Abucham e o marido Abuassali Abujamra, na extremidade desse lado Tuffy Zaki Abucham e a esposa Nelly Dabus, em seguida,  Cândido Barbosa Filho;  
  • na mesa horizontal, vê-se na extremidade direita,  Bráulio Tocalino.



Foto de autoria desconhecida.

16.4.13

RAFAEL CONTE




Rafael Conte faleceu dia 12 de abril.
Perde a cidade um cidadão atuante.
Perde a Igreja Católica local um membro ativo.
Perde a Folha de Ourinhos o seu colaborador mais antigo.
Nascido num lar de católicos atuantes, dedicou parte de sua vida à sua congregação religiosa.
Era filho de Domingos Conte,  que foi um dos primeiros barbeiros de Ourinhos, situado na Rua Paraná onde tinha o salão na frente e a casa atrás.
Com o fruto do seu trabalho de tantos anos, Domingos construiu, nos últimos anos de sua vida, um sobrado naquele local. Lembro-me muito bem dele e de sua esposa, sempre presentes nas cerimonias da Igreja Matriz, da qual foi um dos primeiros Irmãos do Santíssimo.
Rafael era versado na Língua Portuguesa, como demonstram os seus  artigos sobre religião publicados semanalmente por tantos anos na "Folha de Ourinhos".
Foi telegrafista da Estrada de Ferro Sorocabana.
Ao lado do falecido ex-vereador Múcio Correa da Silva foi membro importante da comissão responsável pela edificação do lindo templo da Vila Margarida, a Igreja São Pio X.
Escreveu também muitas poesias, gênero em que também se especializou.
À família Conte,  os sentimentos deste blog.


13.4.13

ANTÔNIO JOAQUIM FERREIRA, COMERCIANTE NA AVENIDA JACINTO SÁ.








O município de Ourinhos, nos anos 1930,  tinha uma ampla zona rural constituída por fazendas e sítios. Essa condição deu margem a um próspero comércio de secos e molhados que atendia a população dessa zona rural e a de municípios adjacentes. 
Até meados dos anos 1960, muitos desses estabelecimentos ainda existiam.

Foi o caso da "Casa Ferreira", situada na confluência da Avenida Jacinto Sá com Duque de Caxias.

Seu proprietário era o português Antônio Joaquim Ferreira. A casa da família tinha entrada pela Duque de Caxias e  uma bela varanda. Creio que tenha sido construída no início dos anos 1930.
O senhor Antônio e sua esposa dona Maria Piedade Ferreira  tiveram os filhos: Conceição Ferreira Rodrigues, Lourdes Ferreira de Moraes, Leonor Ferreira Sândano, Anair Ferreira Bassi, Nilda Ferreira Silveira, Mário Ferreira e Neide Ferreira de Freitas.
A primeira foto, feita por Frederico Hahn, mostra como era o interior desses estabelecimentos.
O srº Ferreira está no centro da foto, tendo ao lado a esposa. À direita está a filha Lourdes.O rapaz que está à esquerda era um irmão de dona Conceição, apelidado de "João Macarrão", que foi casado com Mariquinha Matachana. 
A segunda foto é uma edição que fiz de uma cerimônia religiosa em frente a Igreja Matriz. Nela destaquei o srº Antonio Joaquim Ferreira que tem uma filha ao seu lado. (Foto por Frederico Hahn)

7.4.13

A INAUGURAÇÃO DO NOVO PRÉDIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO HORÁCIO SOARES






A caderneta escolar do aluno, nº 15, da 3ª série A, do ano de 1961, José Carlos Neves Lopes continha na primeira página das "Comunicações do Estabelecimento":

Srº Francisco de Almeida Lopes.
A direção do estabelecimento tem o grato prazer de convidar V.Sª e Exmª Família para assistirem as festividades de Inauguração do Prédio Novo, no dia 22 do corrente a partir das 8h30 .
Antecipadamente agradeço a honrosa presença.
Ourinhos, 14 de abril de 1961
Rafael Orsi Filho


Chegara finalmente o dia da inauguração, sendo atendida assim a reivindicação feita por um grupo de professores e  membros do Grêmio Estudantil Rui Barbosa, em Salto Grande no ano de 1958, ao então governador Jânio da Silva Quadros. 
Quando da inauguração, era governador, Carlos Alberto de Carvalho Pinto. Veio representá-lo o Secretário de Estado da Educação, Luciano Carvalho de Vasconcelos, que aparece na foto ao lado(esquerdo) do então  prefeito Antônio Luiz Ferreira que está discursando. Na foto, vemos ainda o vice-prefeito  professor Norival Vieira da Silva  e a esposa do secretário, que era cunhada do fazendeiro Jacinto Ferreira de Sá.
Luciano Vasconcelos de Carvalho era filho do fundador (Nilo de Souza Carvalho) de um magazine muita famoso   que havia na capital    - a  "Clipper", situada no Largo Santa Cecília. 
Foto por Francisco de Almeida Lopes, que cobriu a inauguração para o Foto Machado.