Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2012

"SEU ZÉ ALFAIATE" , MESTRE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

Publiquei na "Folha de Ourinhos",  em 9 de Outubro de 2005, um artigo em homenagem a esse professor modesto que morava ao lado da "Loja Bandeira Branca", na Rua Arlindo Luz. Transcrevo-o aqui: 

A TURMA DE 1945 DO GINÁSIO DE OURINHOS

Entre os  homenageados pela Turma de 1945, além dos professores Jorge Herkrath, Gerson Matoso, Francisco Steiner, Araci Steiner e  Júlio dos Santos havia duas figuras representativas da cidade:  Joaquim Luiz da Costa, agricultor e comerciante, pai do drº Antonio Luiz da Costa, dentista e agricultor, que foi casado com Anita Beltrami. Foi  um dos fundadores da UDN em Ourinhos. O casal teve a filha Marilena, minha amiga de longa data, casada com Sussui Breve. drº Ezelino Zório, sobrinho do construtor Henrique Tocalino, responsável pela edificação da nova Igreja Matriz, hoje Catedral e de inúmeras construções residenciais ainda existentes, as quais  comprovam a renovação de estilo  que ele imprimiu às suas construções.No painel dos formandos,  ao centro, vêem-se as fotos do paraninfo drº João Batista Medeiros, do diretor geral do Ginásio , profº José Augusto de Oliveira, do inspetor federal dr° Marciano de Barros e da secretária Geraldina Vilchez.

CLIQUE SOBRE A FOTO


Os formandos foram (à e…

OS JOGOS REGIONAIS

Segundo a Wikipedia, os Jogos Regionais tiveram origem na cidade de Presidente Prudente, com a finalidade de se descobrir novos talentos no esporte. Esses jogos acabaram sendo incluídos no calendário oficíal de eventos esportivos do governo do Estado de São Paulo. 
Esta foto muito interessante (de autoria desconhecida) nos mostra a representação de Ourinhos nos jogos realizados na cidade de São Manuel, em 1952. À frente da comitiva vemos o profº Alípio Braz, já falecido, e as estudantes Nancy Nicolosi (que foi casada com Alberto Santos Soares, Bertico) e   Maria Lúcia Nicolosi (que foi casada com Mario Cury). Em seguida, Terezinha de Carvalho Constante, Anirce de Freitas (já falecida, Miriam Moraes (que foi professora de Educação Física no Ginásio de Ourinhos e Mariinha Chiaradia Ferrari. 

O ADEUS DA LOCOMOTIVA A VAPOR 4-8-2 701

Nos anos 1960, chegava à sua fase final  a era das locomotivas a vapor, a  saudosa "Maria-Fumaça" Vemos aqui a velha locomotiva 4-8-2 701 , fabricada na segunda década do século XX pela alemã Berliner Maschinenbau AG, a última a trafegar pelos trilhos da então Rede de Viação Paraná-Santa Catarina - RVPSC . Ela foi fotografada por Francisco de Almeida Lopes ao lado de uma de suas sucessoras, a locomotiva a diesel GE U5B -  505,de fabricação americana (1961). Segundo a Wikipedia: "Graças ao seu peso por eixo bastante reduzido e relativa ecônomia se tornaram locomotivas ideais para tração de trens de manobra ou serviço nas linhas precárias e até mesmo a tração de trens de passageiros e carga em linhas secundárias, mesmo limitadas devido sua baixa potência, impossibilidade de tração multipla devido a falta de tomadas MU e ausência de freio dinâmico.( http://pt.wikipedia.org/wiki/GE_U5B) Na foto vemos ferroviários ourinhenses da RVPSC. Foto por Francisco de Almeida Lopes no pátio…

O ENCONTRO DAS PRIMEIRAS TURMAS DO GINÁSIO DE OURINHOS

Em 1977, Lurdes de Freitas, já falecida, teve a ideia de reunir as 3  primeiras turmas do Ginásio de Ourinhos, então uma instituição privada com subvenção da Prefeitura Municipal.



 Agachados: Alzirinha Matachana e Abraão Abujamra;No centro: Lourdes de Freitas , Andume Abujamra e Inês de Souza Leal;Selma Abucham Ferreira, Maximina  Azevedo, Carlos Cury, Herculano Neves




Drº Herculano Neves faz a saudação aos colegas.



A saudação aos colegas.





Ouvindo emocionadas a saudação: Anair Ferreira Bassi, Inês Souza Leal, Lourdes e Aparecida  de Freitas


Lourdes, Alzirinha e Herculano.


Os primos Alípio Braz e Carlos Cury.


Alzirinha e o dr. João Batista de Medeiros


Inês de Souza Leal grava depoimento. 


O abraço da amiga.


A missa.

A FAPI DE OURINHOS

Ourinhos sedia de 31/5 a 10/6/2012 a 46ª edição da  sua Feira Agropecuária e  Industrial.
Meu pai, desde a primeira edição e  até enquanto a saúde lhe permitiu,  se fez presente fotografando um grande número delas. 
Iniciada na gestão do prefeito Domingos Camerlingo Caló, com a colaboração da Associação Comercial e Industrial de Ourinhos, do Lions Clube e da Loja Macônica União e Justiça, a FAPI ganhou novo impulso quando da doação de 10 alqueires pelo senhora Jenny Moraes Ferreira e Sá para a instalação da exposição anual - o Parque Olavo Ferreira de Sá.
A coluna "Recordando....." homenageia a 46ª FAPI com duas fotos de autoria de Francisco de Almeida Lopes: um slide do recinto da feira nos anos 1970;Clique sobre as fotos.



o estande da Prefeitura na gestão do engenheiro Aldo Matachana Thomé em 1977, na qual são vistos o Secretário de Esportes Alfredo Devienne Júnior, o vice-prefeito Mituo Minami, o prefeito Aldo e Ronaldo Mori.