FREDERICO HAHN, JOSÉ MACHADO DIAS E SHUKI SAKAI, AMANTES DA FOTOGRAFIA




Há quase dez anos, 28 de outubro de 2001, um dos primeiros artigos que escrevi para a “Folha de Ourinhos, denominava-se “Amantes da Fotografia”, o qual reescrevo hoje. Falava eu, na ocasião, sobre meu contato com dois importantes fotógrafos profissionais de Ourinhos, José Machado Dias e Shuki Sakai, proprietários, respectivamente, do Foto Machado e Foto Vitória. Essa aproximação se devia à grande amizade que os ligou a meu pai, dos quais se tornou colaborador, nas horas vagas.O Foto Machado ficava na Praça Melo Peixoto e o Foto Vitória  na Rua 9 de Julho, em frente ao Grupo Escolar “Jacinto Ferreira de Sá”, atual Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos. Acredito que o Foto Vitória passou chamar-se depois Foto Sakai.
José Machado Dias era natural da bela e agradável  Santa Bárbara do Rio Pardo, onde nascera em 14 de /abril de 1894. Foi casado com Gabriela de Oliveira Machado, com quem teve os filhos Alberto, Walter. Gabriel. José Roberto. Carmen, Wilma. Carlos e Gabi. Ele se estabeleceu em Ourinhos nos anos 1940. Tinha um sorriso encantador, estatura alta e cabelos crespos já embranquecidos. À noite, quando não ia ao cinema, meu pai ia ao Foto Machado e me levava junto muitas vezes. Seu Machado um mestre na arte de foto de estúdio. Nos anos 1950 e 1960, ele e meu pai fotografaram os desfiles de Sete de Setembro e os bailes do Grêmio Recreativo de Ourinhos. Essas fotos, numeradas, ficavam expostas nas vitrines do Foto. Os interessados, por meio da numeração, escolhiam as preferidas, as quais mandavam revelar.
Shuki Sakai estabeleceu-se em Ourinhos no final dos anos 1940, acredito que comprando a razão social do Foto Vitória, que era de propriedade de Frederico Hahn (1897-1986), natural de Ingolstadt, Estado da Baviera, Alemanha. Foi outro amigo de papai, e cujo estúdio cheguei a conhecer. Frederico viera para Ourinhos em 1927, tendo construído um sobrado de arquitetura muito original na Rua 9 de Julho, que ainda existe. Fez muitas fotos de casamento e de cerimônias públicas na cidade. Essas fotos tinham a rubrica F. Hahn.

Outros fotógrafos mais jovens que se estabeleceram em Ourinhos, tornaram-se também amigos de meu pai. Nos anos em que morou em São Paulo (1967-1974), papai trazia para eles exemplares da revista “Cinótica”, publicada por uma loja fotográfica famosa localizada no centro de São Paulo. Seus últimos amigos fotógrafos foram os irmãos Nagita, que se estabeleceram na Rua Antonio Carlos Mori, onde têm foto até hoje. Colaborou com eles até adoecer, na segunda metade dos anos 1980. Outro amigo fotógrafo  nesse período foi o "Carnaval". 
Nessa foto, feita por meu pai por ocasião da inauguração da piscina do Clube Atlético Ourinhense creio,  vemos seu Machado ao centro com chapéu  e na extremidade direita, seu Sakai

Comentários

Maria Alice Cavalho escreveu:
Oi José Carlos!! Adorei rever seu Machado e seu Sakai. Fui amiga das filhas de seu Sakai : Satiko e Misako.
Obrigada pelas gratas lembranças!!

Maria Alice
Tito Abujamra escreveu:
José Carlos:

Parabéns!
Lembro perfeitamente o dia que o Sra. SAKAI mudou-se com a familia para Brasilia, conhecí seus filhos, eramos vizinhos da Rua 9 de Julho.


abs

Tito
Gaby Machado disse…
José Carlos,
Fiquei feliz e emocionada ao ver meu velho pai na foto de seu blog. É muito bom resgatar as boas lembranças do passado.
Obrigado
Obrigado Gaby, Fico feliz com seu comentário, pois meu pai muito o admirava e eu cresci ouvindo falar dele, tendo convivido bons momentos no seu estúdio.
Abs
José Carlos