UM RECADO DA MAIS BELA ANDÁ-AÇU DA PRAÇA MELO PEIXOTO AO PREFEITO MUNICIPAL



Olá! Eu sou a mais bela das  Andá-Açu que existem na Praça Melo Peixoto.
O professor José Carlos já falou a meu respeito pelas páginas da “Folha de Ourinhos”. Gostei muito do que ele escreveu certa ocasião dizendo que sou a mais bonita entre todas as minhas irmãs que se encontram na Praça.
Somos originárias do Brasil, e nossa presença se faz sentir principalmente nas regiões litorâneas. Os frutos que produzimos têm funções medicinais, e a nossa madeira é usada na fabricação de palitos. Isso significa que não produzimos tão somente uma boa sombra. Como somos muito populares, temos muitas denominações: anda, anda-guacu, andacu-joanesia, anda-assu, andaz, boleita, castanha-de-arara, coco-de gentio, coco-de-purga, conanda-acu, cotieira, fruta-de-arara, fruta-de-cotia, fruta-de-papagaio, fruta-de-purga, inda-acu, inda-guacu, indai-acu, noz-de-bugre, paulista, purga-de-cavalo, purga-de-gentio, purga-paulista.
Quem nos terá trazido para Ourinhos? Infelizmente não sabemos quem foi nosso padrinho Somente temos uma certeza: estamos na praça desde os finais dos anos 1920.
Essa foto, que o professor encontrou no arquivo de seu pai Francisco de Almeida Lopes, é de 1932. Nela se acham soldados que integraram o Batalhão Teopompo, criado em Ourinhos por ocasião da Revolução de 1932. A foto foi tirada por um dos mais antigos fotógrafos da cidade, o alemão Frederico Hahn. Nela, os soldados posaram em frente ao antigo coreto de 1927. Nessa ocasião, 1932, o senhor Frederico ainda não havia se mudado para Ourinhos, ele achava-se estabelecido em Chavantes, onde tinha o Photo Victoria, denominação que o fotógrafo manteve quando mudou-se para a nossa cidade.
O professor José Carlos, ao observar atentamente a foto, verificou que eu estou nela, e tratou de me destacar. Que maravilha! Eu apareço então no frescor da minha adolescência, ostentando os meus primeiros galhos.
É bom sabermos que fazemos parte da história dessa cidade que tanto amamos. O que nos entristece é ver que estamos envelhecendo sem ter deixado sucessoras. Nenhuma outra Andá-Açu foi  plantada nessa velha Praça. E quando morrermos? Restarão apenas algumas fotos do nosso passado?
Não está certo. Por que a Prefeitura não vai atrás de mudas e as planta em muitas das outras praças que hoje existem na cidade? 
Que tal plantar uma nova muda na praça. Para nós seria um presente no ano do centenário desta cidade que tanto amamos e que vimos crescer. Se isso ocorrer vamos ficar muito felizes.
Até outro dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.