OURINHOS, O PASSADO E O PRESENTE: A ANTÔNIO PRADO E A LINHA DO TREM

Clique sobre as fotos

Como já salientei em publicação anterior, no primeiro quarteirão do lado direito de quem desce a Rua Antônio Prado, vamos encontrar alguns dos prédios mais antigos de Ourinhos. A Avenida Jacinto Sá, logo abaixo da linha, era a principal artéria da cidade nos seus primeiros dez anos de existência. A estação da Sorocabana de 1908, tinha sua entrada por essa artéria, ou seja estava voltada para ela. Acontece que a pequena cidade de Ourinhos começou a crescer no sentido acima da linha do trem, o que levou a nova estação de 1927,  a ter sua entrada no sentido da já existente praça em frente a Igreja Matriz.
Meu pai fotografou duas vezes esse trecho da Antônio Prado. Os prédios primitivos ainda estão presentes, embora com algumas alterações em suas  fachadas.

Esta é uma foto de finais dos anos 1930. À esquerda vemos, beirando a linha do trem, o prédio do Hotel Lider, na época de propriedade de dois dos irmãos Zaki Abucham. Da sacada desse hotel  meu pai fotografou alguns dos primeiros desfiles de Sete de Setembro da cidade. Em seguida,  vinha o sobrado que foi residência da família Ferrari, e um outro, residência da família Braz. Na ocasião desta foto, estava estava  instalada ali a famosa Alfaiataria Cassetta. Segue-se o prédio da  Casa Matachana, de Arquipo Matachana,  com residência nos fundos. Esta casa comercial continuou a existir por muitas décadas depois, sob o comando do filho mais velho, Fausto. Arquipo construiu uma casa para a família na esquina da Expedicionário com Antonio Carlos Mori. 
A foto abaixo eu fiz do mesmo ângulo que meu pai escolheu para o seu registro. Ela é de 2010. Se não houve alteração, os dois sobrados mais antigos ainda conservam o seu aspecto original.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.