O HOTEL COMERCIAL EM TRÊS MOMENTOS


O primeiro proprietário do Hotel Comercial, na Rua Antônio Prado, foi o português Antônio Ferreira Dias, que o fez construir em 1924. Na foto que vemos abaixo, de autoria de Francisco de Almeida Lopes, o hotel é visto em  seu estilo original.



Segundo relato do professor Norival Vieira da Silva,  seu sogro,  Augusto Fernandes Alonso, teria sido o projetista do prédio que foi erguido em 1939, sobre o alicerce original (Diário de Ourinhos, fevereiro de 2011).O hotel aparece nesta foto, de autoria desconhecida. Na esquina com a Praça Melo Peixoto vemos "A Vencedora", famosa casa lotérica de propriedade Américo Facini.

Nos anos 1940, o hotel sofreu uma reforma que desfigurou o seu aspecto original. É nessa condição que ele se encontra ainda hoje, hospedando muitos visitantes que demandam a cidade. Esta foto é de autoria de Francisco de Almeida Lopes.



Outros dois portugueses foram seus proprietários:João Domingues de Sá e Carlos Rodrigues, genro de Antônio J. Ferreira, comerciante na Avenida Jacinto Sá. O proprietário atual é Paulo Suzuki.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.