O MONSENHOR DAVID CORSO E A EDIFICAÇÃO DA IGREJA DO SENHOR BOM JESUS

Quem teria sido o padre responsável pela edificação da primeira igreja do Senhor Bom Jesus de Ourinhos? 
O responsável pela edificação da Igreja do Senhor Bom Jesus, não foi o primeiro pároco, padre Adauto Rocha, que assumiu a paróquia criada em 20 de junho de 1919, mas sim o segundo pároco, o  padre David Corso.
Padre David Corso foi nomeado em 11 de junho de 1920.
Uma comunidade católica em franco crescimento requeria a edificação  de uma igreja a sua altura, e o padre David Corso levou adiante esse propósito.
O local escolhido para a edificação foi um terreno localizado no centro do quarteirão que dava de frente para o Largo drº Melo Peixoto (atual Praça Melo Peixoto). Em 7 de junho de 1920 ali foi lançada a pedra fundamental.


É muito provável que esta foto seja do dia da inauguração da Igreja Matriz.
Ela ilustra o livro de Jefferson Del Rios Vieira Neves - "Ourinhos - memória de uma cidade paulista"

Dois anos depois (5-11-1922), procedia-se à benção do sino da igreja já levantada.
No ano seguinte, em 6 de agosto, o dia do padroeiro Senhor Bom Jesus, foram benzidos os altares laterais e as imagens de São Roque e do Sagrado Coração de Jesus, seus ocupantes. Não me recordo da  imagem que ocupava o altar esquerdo, mas sim do ocupante do altar direito - Sagrado Coração de Jesus.
O Altar-Mor, o mais importante em uma igreja, foi abençoada antes da Missa do Galo de 1923. Foi obra do artista de Cerquilho, Camilo de Caroli.
 Minha lembrança de menino guarda a imagem de um belo altar, como também do "coro", onde ficava o pequeno harmônio, já com o teclado amarelado pelo toque dos dedos do maestro Galileu Andolfo, o "mestre de capela da Igreja Matriz de Ourinhos. Ali, ao seu lado, ouvi as músicas que tocou na Missa de 7º dia pela morte de meu avô, em 1955.
Nos fundos da igreja foi edificada a casa paroquial, da qual também me recordo, pois foi numa de suas dependências que fiz a preparação para a primeira comunhão - catecismo (1955). A missa da primeira comunhão foi celebrado no novo templo, a "igreja nova"', como era chamada popularmente.
O padre David Corso, nomeado para a paróquia de Assis, foi sucedido pelo padre Francisco de La Torre Lucena.
Numa pesquisa que estou realizando, acabei encontrando uma foto do jovem padre David Corso abençoando a partida do primeiro trem da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, ainda pertencente a um grupo de fazendeiros, em direção  às estações de  Leoflora e Presidente Munhoz. 
Foto: "A Cigarra, 15-6-1924


Pergunto-me quem teriam sido aqueles dois garotos, os sacristões que estão ao lado padre David.
Num blog (http://monserdavidcorso.blogspot.com.br/) encontrei alguns dados sobre ele.
O padre David Corso faleceu em 1949 na cidade de Assis, com fama de santo. Na praça onde fica a Igreja Matriz  há um busto dele. Sua capela no cemitério é   a mais visitada no dia de Finados.
Ele nasceu em Fonzaso, Itália, tendo sido ordenado em Pádua (1909)
Veio para o Brasil em 1914.
Ele foi por duas vezes pároco de Assis.

Foto: Blog "Você conhece Monsenhor David Corso"

O seu falecimento foi noticiado pelo semanário "A Voz do Povo, de 18 de junho de 1949:



"Monsenhor David  Corso

Quinta feira última, dia 16 á luz do dia, na cidade de Assiz, cerrou os olhos, o esti­mado sacerdote Monsenhor David Corso. O passamento do ilustre extinto encheu de pesar a nossa cidade, pois, Monsenhor David Corso durante varios anos foi vigário de Ourinhos, e como vigário da paróquia desta cidade, construiu a atual Igreja Matriz. O padre David Corso, durante o tempo em que foi vigário de Ourinhos, conse­guiu  conquistar a simpatia de todos, graças a sua lhaneza no trato, e graças á sua magnimidade de coração. 

Desaparece o ilustre sacerdo­te aos 73 anos de idade, e o seu traspasse encheu de pezar toda Assiz, como tambem a nossa Ourinhos, onde ele deixou um grande circulo de amizade."



Os dados sobre a Igreja Matriz foram obtidos no artigo publicado no Diário de Ourinhos de 29-7-2010: "Catedral prepara festa para comemorar o Dia do Padroeiro Senhor Bom Jesus", de autoria de Rose Pimentel Mader e Rafael Saquetti

Comentários

Zélia Guardiano disse…
Que riqueza de postagem, Jose Carlos! Encantou-me! Muito grata! Abraço
Unknown disse…
Lindo relato . .desse gde homem de DEUS ..Passei a conhecer um pouco mais a história de Pe.DAVID CORSO ..SOU NATURAL de Presidente bernardes s.p.
Valdir cipriano ..1963 ..53 meu saudoso pai . Pedro cipriano ..1915 ..participou da construção da igreja matriz de nossa cidade sob direção desse gde homem ..PE.DAVID CORSO ..
meados de 1930 ..1940 mais ou menos ..
Hj. faço parte dessa linda comunidade catilica CRISTÃ EU E MINHA FAMILIA ..que teve seu inicio com Pe DAVID CORSO ..VALEU JOSÉ CARLOS ..abraço fraterno ..

Obrigado, pelas considerações.
Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.