OS EXPEDICIONÁRIOS OURINHENSES


/




Com o ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial, foi constituída uma força militar composta por 25.300 homens das diversas regiões brasileiras, a Força Expedicionária Brasileira - FEB , que foi para a Itália lutar ao lado dos Aliados. O desembarque dessa força militar ocorreu em julho de 1944. Entrou em combate em setembro, no vale do rio Serchio. Obteve vitórias a partir de setembro em : Massarosa, Carnaiore e Monte Prano. Em 1945, houve a conquista de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. Na arrancada final, conquistou a cidade de Turim, juntando-se após esse feito às tropas francesas, na cidade de Susa.
Ourinhos deu sua contribuição, e a foto nos mostra os integrantes ourinhenses após o seu retorno, em Setembro de 1945. Infelizmente, não disponho dos nomes da totalidade dos integrantes.
Na foto abaixo há um expedicionário ourinhense da família Robles.


Comentários

Caro Jospe Carlos,

Não havia respondido antes, creio. Há outro ex-pedicionário vivo. É o segundo da esquerda dequem vê a foto. Trata-se de meu irmão Zezinho, que mora em Londrina e completou 86 anos no dia 10 de outubro.

Abraço

Chicão Soares

2/11/07

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.